terça-feira, 3 de abril de 2012

Primeiros detentos começam a trabalhar no Parque São Jorge na próxima semana

Na manhã desta terça-feira (03), no anfiteatro do Parque São Jorge, em São Paulo (SP), foi celebrado o convênio entre Sport Club Corinthians Paulista, Centro de Detenção Provisória Belém I, Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel - Funap - para a contratação de até 30 detentos em regime semiaberto. Os 10 primeiros selecionados do programa começarão a trabalhar na Sede Social, realizando serviços de manutenção, até o final da próxima semana.

“Os selecionados do programa são muito bem vindos ao Corinthians e quero que eles sintam-se livres para trabalhar no Parque São Jorge. Juntos, vamos todos construir um futuro melhor, mais justo e igual. Todos têm direito à dignidade humana. Os detentos já estão pagando pelos erros que cometeram, não há prisão perpétua no Brasil, e estou muito feliz e honrado em fazer parte do processo de reabilitação de cada um deles”, disse Mário Gobbi Filho, presidente do Corinthians.

“Chegar ao Corinthians e participar deste programa traz ansiedade e vontade de ter a vida de volta, de ter a liberdade de ir e vir. Farei parte de um projeto que dará todas as condições de ajuda para a reabilitação e estou emocionado por isso. Sou corinthiano e o Corinthians passará a fazer parte de todos os meus dias. Isso era um sonho de adolescente, de menino, e agora se transformou em um recomeço para um novo homem”, disse Maurício Gonçalves, de 52 anos, um dos primeiros selecionados para trabalhar no Clube.

Entre os quatro grandes clubes de São Paulo, o Corinthians é pioneiro neste tipo de ação. O projeto, realizado em parceria com o CDP Belém I, a SAP e a Funap, é um dos muitos que estão sendo desenvolvidos pelo Timão.

Remuneração

Todos os participantes receberão 3/4 do salário mínimo (R$ 466,50), além de seguro de vida (R$ 3,70), como previsto na Lei de Execução Penal (LEP). Os detentos também receberão vale transporte e alimentação por parte do clube.
Sobre a FUNAP

A Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" - FUNAP é uma fundação pública, vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e instituída desde 1976.
Tem por missão contribuir para a recuperação social do preso e do internado através da educação, da formação profissionalizante, do trabalho e do apoio às famílias, pilares que sustentam a dignidade humana, tanto na sociedade dos homens livres quanto no interior dos estabelecimentos penais.

Para tanto, planeja, desenvolve e avalia, no âmbito estadual, nas áreas da assistência jurídica, da educação, da cultura, da capacitação profissional e do trabalho, programas sociais para as pessoas privadas de liberdade, recolhidas nos estabelecimentos penais, bem como para os egressos, desenvolvendo, assim, seus potenciais como indivíduos, cidadãos e profissionais e contribuindo para a inclusão social dos mesmos.

Para cumprir com suas atribuições institucionais, esta Fundação desenvolve as atividades através dos Programas de Apoio Jurídico ao Preso, de Educação Básica, de Cultura e Lazer, de Assistência ao Egresso e Familiares, de Profissionalização e de Trabalho e Geração de Renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário