sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ainda sem retorno financeiro, Zizao já fascina Luis Paulo Rosenberg.


A "chinesada" toda já sabe que tem um jogador de seu país no futebol brasileiro – no Corinthians mais precisamente –, mas nem por isso tem transmitido mais jogos da equipe ou comprado camisa com seu nome. Chen Zhi-Zhao, rebatizado de Zizao ao chegar no Parque São Jorge para facilitar a compreensão, está há um mês e meio no clube e ainda não deu o retorno financeiro imaginado, até por não ter podido entrar em campo. Mas mesmo assim encanta aqueles que foram responsáveis por sua contratação.

"O retorno vai ser no longo prazo. Imediatamente, o que eu preciso fazer é tornar o Corinthians o clube mais conhecido na China", diz Luis Paulo Rosenberg, atual vice-presidente e autor da ideia, trazida à tona no meio do ano passado, de internacionalizar a marca do clube com qualquer chinês “ruim de bola". "Na hora em que conhecerem o Corinthians, os chineses irão à loucura, e essa demanda virá espontaneamente", argumenta.

Recém-chegado da China, onde retribuiu visita do secretário de esportes de Cantão (província em que se localizam alguns times da Super Liga Chinesa), Rosenberg jura que a saída de Zizao para o Brasil faz sucesso por lá. "Você não imagina a repercussão. Todos os canais de televisão mencionam o fato. Fizeram uma matéria de sete minutos do Corinthians mostrando o Zizao. É um motivo de orgulho nacional! O futebol, para a China, é motivo de vergonha. E o país do futebol buscou um jogador deles...", ressalta, fascinado, o antigo diretor do departamento de marketing corintiano.

Zizao foi apresentado em março, na sede social do clube, palco em que a diretoria havia feito festa somente para estrelas como Ronaldo e Roberto Carlos, ambos pentacampeões do mundo. O auditório do Parque São Jorge recebeu decoração oriental, e o meia-atacante, a camisa número 200, em referência aos dois séculos da imigração chinesa no Brasil, completados neste ano. Apesar de não ser assediado nem mesmo na China, o desconhecido meia-atacante que vinha do Nanchang não se assustou com a festa suntuosa, pois estava consciente desde o início de que o primeiro objetivo do Corinthians, campeão brasileiro de 2011, era gastar sua imagem e não seu futebol.
"Ele tem noção (de que será muito difícil jogar, com tantas estrelas no elenco). Expliquei tudo a ele no ano passado, lembrei que o Corinthians estava para ser campeão, que o time só tem estrelas de Seleção Brasileira... Então ele tem consciência disso, sabe que o Corinthians é top e diz que está no maior clube do Brasil. Mas ao mesmo tempo ele tem pretensão de jogar, eu sei do potencial dele. Por isso avisei que tinha que chegar com humildade, até para ser bem recebido pelo grupo", conta o agente Flávio Pires, que trabalha com transferências no futebol chinês há sete anos e intermediou essa negociação com o Nanchang.

A cada dia que passa no CT Joaquim Grava, Zizao cativa mais o elenco, que se aproveita do pouco conhecimento de português do novato para tirar sarro. "Pedala, Zizao, vai para cima", brincou o goleiro Julio Cesar, nessa semana. Mas membros da comissão técnica advertem que, ao contrário do que possa parecer, ele não tem nada de ingênuo. De acordo com Flávio Pires, o jogador diariamente procura vídeos na Internet para aprender o idioma local.

Para aparecer de vez, no entanto, ele terá que jogar, o que só deve ocorrer ao longo do Campeonato Brasileiro. Depois de se recuperar de luxação no ombro esquerdo, Zizao foi relacionado pela primeira vez para ficar no banco de reservas no compromisso passado do Campeonato Paulista, contra a Ponte Preta, porém não estreou. "Vai ter que ser em uma goleada muito grande, porque mesmo quando estava 2 a 0 (o resultado final foi 3 a 1 para o Corinthians), o Tite não o colocou", lamentou uma pessoa ligada ao marketing corintiano.

Enquanto a comissão técnica não adere ao projeto na prática, Zizao vem sendo incluído nos mais diversos programas do clube. Recentemente, ele participou de campanha em que conheceu pontos turísticos de São Paulo juntamente com três torcedores. Antes disso, sem saber exatamente do que se tratava Páscoa, entregou ovos de chocolate a meninos e meninas carentes de entidade social atendida pelo clube e serviu coxinha e brincou em outro evento realizado no Parque São Jorge.
Fonte:

Um comentário:

  1. somos loucos pelo corinthians,timao minha vida que pra ele seja um pouco disso , assim vamos lotar os estadios e fazer a arquibancada treme .

    ResponderExcluir