quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O Corinthians pega o Cruzeiro pela 31ª rodada do brasileiro, mais a grande atração do jogo é a possível estréia do atacante Zizão.


O Corinthians não briga por mais nada no Campeonato Brasileiro e terá um time quase todo reserva diante de um Cruzeiro também desinteressado pela competição, nesta quarta-feira, às 21h50, em Varginha. Mas um suspense atrai a atenção para a partida. Os corintianos querem saber: quando o chinês Zizao fará sua primeira partida pelo time paulista? Ao que tudo indica, pode ser hoje. 

O técnico Tite afirma em conversas informais que o Pacaembu, aonde no sábado o Corinthians enfrenta o Bahia, seria o palco ideal da estreia do meio-campista apresentado com direito a festa grandiosa no dia 1º de março. Porém, o enorme número de desfalques para o duelo com os mineiros - são 12 no total – pode fazer com que ele jogue já.

Desde sua chegada ao Brasil, Zizao foi atrapalhado por uma lesão no ombro esquerdo que o afastou dos gramados por um mês e também pela desconfiança sobre seu futebol. Desconhecido inclusive em seu país natal, para muitos Zizao não passa de uma estratégia de marketing do clube.

Imune aos pedidos da arquibancada para colocar o asiático em campo, Tite parece compartilhar dessa mesma desconfiança. O próprio treinador garante que não é o caso.

“Tudo que se premedita e se tenta forçar situações deixa de ser natural e proveitoso. Às vezes esperando um pouco mais e chegando no momento é que se está preparado e as coisas acontecem melhor. Vai chegar o momento. É um jogador carismático, que tem todo envolvimento com o grupo, inclusive comigo. Mas aprendi que quando tem contratação a expectativa é assim. O maior desafio é colocar o atleta quando ele está pronto. Se não é muito fácil, coloca o jogador e depois tira e deixa de canto”, explica o comandante.

Tite, que colocou, Zizao no banco de reservas nos últimos dois jogos, já adiantou que o chinês voltará a ser uma das sete opções para o decorrer da partida em Varginha, aonde o Cruzeiro tem tido que mandar seus jogos como punição por . Mesmo porque, ele não conta com Alessandro, Fábio Santos e Ralf, poupados até o confronto com o Bahia, Paulinho, o argentino Martinez e os peruanos Ramirez e Guerrero, voltando de suas respectivas seleções, além de Chicão e Jorge Henrique, que se recuperam de lesões. 
Getty

Zizao mostra rapidez e agilidade nos treinos do Corinthians

Mais: Giovanni viajou para treinar com a seleção brasileira sub-20, que entre janeiro e fevereiro de 2013 disputa o sul-americano da categoria, e Emerson ficará até um mês afastado por problema no joelho direito. 

O jovem lateral-esquerdo da base Denner, que poderia ser titular contra o Cruzeiro com a ausência de Fábio Santos, segue machucado. O goleiro Cássio, o zagueiro Paulo André e os meias Douglas e Danilo – hoje improvisado de atacante - serão os únicos titulares que começarão jogado.

Assim, Tite prepara o terreno para uma iminente estreia de Zizao. “Ele já conhece a função dele, já vem treinando. Agora está com volume de treino bem maior . Vocês viram que parei de falar que ele precisava treinar mais? Já é outro estado”. A barreira do idioma já não preocupa o técnico. “O Dellamore - Geraldo, auxiliar -- passa as instruções. Tem a linguagem do campinho. Mas a função mais importante é a do treinamento.”

Do lado do Cruzeiro, o técnico Celso Roth diz não se iludir com os desfalques corintianos. “É uma armadilha. Eu sei que o time indo para o Mundial, que é o caso Corinthians, isso é a melhor coisa do mundo para os jogadores. Se eles estão recebendo a oportunidade vão fazer o possível e o impossível. Esse negócio de dizer que o Corinthians vem desfalcado é conversa fiada. Vai ser muito difícil." 

Roth vai contar com o retorno de Thiago Carvalho, que entra no lugar de Mateus na zaga. Por outro lado, os atacantes Wallyson e Wellington Paulista seguem lesionados. Sem fazer gols há nove partidas, Borges fica no banco pelo segundo jogo consecutivo. Joga Anselmo Ramon.

O Cruzeiro tem 40 pontos e chances remotas de alcançar a quarta colocação, atualmente ocupada pelo São Paulo, que tem 52, classificando-se à Copa Libertadores. Cair para a Série B também é uma hipótese improvável, já que o Sport, primeiro time na zona do rebaixamento, tem 27 pontos. O Corinthians está garantido na Libertadores por ter sido campeão do torneio neste ano, atingiu a meta de 43 pontos estabelecida por Tite para não ser rebaixado e já pensa na disputa do Mundial, em dezembro, no Japão.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X CORINTHIANS

Local: Estádio Melão, em Varginha (MG)
Data: 17 de outubro de 2012 (quarta-feira)
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil (SC) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)

CRUZEIRO: Fábio, Ceará, Léo, Thiago Carvalho e Everton; Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira, Willian Magrão e Montillo; Martinuccio e Anselmo Ramon
Técnico: Celso Roth

CORINTHIANS: Cássio; Welder, Wallace, Paulo André e Guilherme Andrade; Willian Arão, Guilherme, Edenílson e Douglas; Danilo e Romarinho
Técnico: Tite

Nenhum comentário:

Postar um comentário