quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Hoje, completa 4 anos do capítulo mais triste dos 102 anos de história alvinegra

Lágrimas de tristeza, sofrimento, coragem, renovação, raça, amor, lágrimas de felicidade. Há exatamente quatro anos, o Sport Club Corinthians Paulista voltava à Série A do Brasileirão após vencer o Ceará por 2 a 0, no estádio do Pacaembu. Embalados pelos gritos de “O Coringão voltou”, jogadores e torcida protagonizavam um dos momentos mais emocionantes da história do Clube do Parque São Jorge.

Dia 2 de dezembro de 2007: a maior batalha perdida pela República Popular do Corinthians. No capítulo mais triste dos 102 anos de história alvinegra, Grêmio e Corinthians empataram em 1 a 1, no estádio Olímpico, em Porto Alegre-RS. O resultado que levou o Timão à disputa da Série B trouxe consigo ensinamentos e uma frase marcante profetizada pelo então Presidente do Clube, Andrés Sanchez: “Quem riu, riu. Quem não riu, não vai rir mais”.
© Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Com a vitória sobre o Ceará e o resultado entre Barueri e Paraná, a Fiel pode comemorar o acesso
E não ririam, afinal, após o término da partida no Olímpico, o canto emocionado de pouco mais de 2 mil corinthianos prenunciava a fidelidade que ajudaria os jogadores a realizarem a melhor campanha da história da Série B. “Eu nunca vou te abandonar, porque eu te amo. Eu sou Corinthians”, cantavam os torcedores. A letra simples e entoada com emoção foi o estopim para um processo que se estende até hoje no Clube.

Mesmo sem a conquista da Copa do Brasil, após perder para o Sport na finalíssima, o grupo saía fortalecido para a disputa da Série B. Já composta por jogadores como Chicão, André Santos, Dentinho e Herrera, a equipe contou com o reforço de importantes peças. Entre elas, Douglas, Cristian e Elias, que provaram a própria qualidade e ajudaram a definir uma sólida formação campeã.
© Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Assim como Chicão, Douglas e Alessandro estiveram na campanha da Série B e estão no atual elenco
Pronto para uma nova fase de conquistas, alegrias e renascimento, o Corinthians alcançou a melhor campanha da era dos pontos corridos na competição. O Alvinegro fez 85 pontos em 38 jogos, sendo 25 vitórias, 10 empates e três derrotas. O bom desempenho fez com que o Timão voltasse antes do previsto à Série A. No dia 25 de outubro de 2008, poucos corinthianos acreditaram que aquela seria a data da festa pelo acesso à primeira divisão. Além da vitória, jogando em casa, o Barueri não poderia vencer o Paraná. E foi o que aconteceu: 2 a 1 para os paranistas.

Exatos 328 dias do dia mais triste da história alvinegra e a seis rodadas do final da Série B, Douglas e Chicão fizeram a Fiel explodir. No primeiro gol, após boa jogada de Herrera, a bola bateu na trave e sobrou para o camisa 10 marcar aos 08 min do primeiro tempo. Na segunda etapa, após cobrança de falta de Cristian, o zagueiro apareceu aos 04 min e deu números finais: 2 a 0.
© Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Camisa 10 do Timão marcou o primeiro gol na partida que trouxe o Corinthians de volta à Série A

Desde então, muita coisa mudou no Parque São Jorge. E para melhor. Vieram os títulos da Copa do Brasil e do Paulistão (invicto), em 2009; do Brasileirão, em 2011; e da inédita e almejada Libertadores (também invicto), em 2012. Alessandro, lateral direito da equipe de 2008, foi o capitão do Timão na inédita conquista da América e é um dos remanescentes dentro do Clube. Em dezembro, no Japão, busca o Bi Mundial para coroar de vez o trabalho de toda uma caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário