quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Linha burra agrada ao treinador, apesar das falhas nos últimos jogos.

Já virou quase uma regra. Enfrentar o Corinthians significa ficar em posição de impedimento em muitas oportunidades. Nos dois últimos jogos, por exemplo, os números foram altos. Os jogadores do São Paulo ficaram por dez vezes em condição irregular, enquanto os do Fluminense ficaram oito. A tática, porém, não se mostrou infalível. No clássico paulista, Luis Fabiano deixou o seu e selou a vitória do Tricolor em lance no qual a defesa corintiana parou pedindo impedimento. Na noite desta quarta-feira, Fred também aproveitou vacilo e empatou a partida para o Flu.

Ao analisar os números, logo se pensa e se fala no termo "linha de impedimento". No entanto, Tite fez questão de refutar o rótulo. O treinador usou como exemplo a seleção da Holanda de 1974. Na sua opinião, aquela, sim, era uma linha clara na qual o sistema defensivo se adiantava quando o adversário descia com a bola dominada.

Tite prefere dizer que o Corinthians usa e abusa de um sistema de compactação do setor defensivo. A postura agrada ao treinador, apesar das falhas nos últimos jogos. Para ele, isso aconteceu em função de pequenos detalhes de posicionamento que podem ser corrigidos e também por causa da qualidade dos adversários.

- O Corinthians faz isso há muito tempo. Isso se chama compactação, com cobertura dos laterais. O termo linha de impedimento não se aplica ao que realizamos. Mas eventualmente um rival de qualidade pode ter uma vantagem. Contra o Fluminense, por exemplo, o acompanhamento não foi veloz e acabou deixando em posição legal - explicou.

Após o empate, o Corinthians agora volta a entrar em campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), contra o líder Atlético-MG, no Pacaembu. Com 25 pontos, o Timão ocupa a 12ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário