quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A comissão técnica do Corinthians não conseguem evitar a preocupação antecipada com o Mundial de Clubes.

Embora Tite recomende a seus jogadores concentração exclusiva no Campeonato Brasileiro, os integrantes da comissão técnica do Corinthians não conseguem evitar a preocupação antecipada com o Mundial de Clubes. Os departamentos médico e físico já até se planejaram para evitar que o time perca atletas por contusões no torneio disputado em dezembro, no Japão.

“É primordial fazer um controle preventivo de lesões. Sabemos que o Mundial é realizado no final da temporada, o que aumenta consideravelmente as chances de contusões. Para os clubes europeus, como o Chelsea, isso não é tão problemático”, comparou o médico Ricardo Galotti, assim que o assunto foi abordado pela 'GE.net'.

Seu colega Guilherme Runco chegou até a admitir que o Corinthians tem preservado jogadores ao longo do ano - Tite não gosta de usar verbos como “poupar” quando analisa as suas escalações.

“É bom ressaltar que estamos nos prevenindo desde o começo da temporada. Vocês têm visto o Corinthians jogar várias vezes com um time totalmente reserva. Isso foi feito para os jogadores ficarem bem no momento mais importante e necessário do ano”, disse, referindo-se à época em que é disputado o Mundial de Clubes.

Para definir quais são os atletas poupados e em que circunstâncias, os médicos do Corinthians mantêm contato constante com Tite e com o preparador físico Fabio Mahseredjian. “Conversamos muito com eles para dosar a carga de determinados jogadores, analisar aqueles que estão mais cansados, os que se lesionaram anteriormente. Por sorte, a nossa comissão é formada por pessoas muito fáceis de lidar: o Fabio, o pessoal da fisiologia, todo mundo. A gente fala, e eles ouvem e interagem. Não é nada radical”, contou Galotti. “Isso facilita demais o trabalho”, concordou Runco.

Da sua parte, Mahseredjian tenta aproveitar os períodos em que o Corinthians não tem compromissos no Campeonato Brasileiro no meio de semana para aprimorar o condicionamento físico do elenco. “Mas, quando a equipe passa por uma sequência forte de jogos, como foi a última, você não enfatiza o aumento de performance, e sim a recuperação. A partir do momento em que houver folgas seguidas durante semanas, conseguiremos objetivar a melhora do rendimento dos jogadores”, projetou.

O tempo livre para os treinamentos com que sonha Mahseredjian ocorrerá em um período bastante propício para o Corinthians – às vésperas do Mundial de Clubes. “As últimas seis semanas do Campeonato Brasileiro não terão jogos no meio. Com isso, vamos enfatizar aumento de performance, principalmente em termos de força e potência”, adiantou o preparador físico.

Nesta semana, Ricardo Galotti, Guilherme Runco, Fabio Mahseredjian e outros integrantes de seus departamentos deram uma boa notícia para Tite.

O técnico voltará a contar com o atacante Emerson no clássico contra o São Paulo, domingo, no Pacaembu. O versátil Edenílson, o lateral direito Weldinho e o avante Jorge Henrique seguem ausentes. Afinal, toda a prevenção é necessária em ano de Mundial de Clubes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário