quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Após sequencia de derrotas no Brasileiro, Tite faz trabalho especial com a defesa.

É hora de fechar de vez a porteira. Após levar cinco gols nos últimos dois jogos pelo Brasileirão – contra Santos e São Paulo – o Corinthians viajou com um plano bem “treinado“ ao Rio de Janeiro. De olho nos pontos fortes do Fluminense, Tite já deu as coordenadas de como quer a sua defesa hoje, às 22h, no Engenhão.

Na atividade de ontem, no CT Joaquim Grava, com o pedido de câmeras de TV desligadas, o comandante alvinegro conversou e, incansavelmente, posicionou cada peça – incluídos os atacantes – do setor. A ordem é fechar o miolo de zaga, por onde os cariocas costumam criar jogadas. 

A orientação vem de encontro com a maior arma rival: Fred. Consciente da força do centroavante, o treinador explicou os motivos de tantas cobranças sobre os atletas:

– Realmente, pedi atenção nisso para eles. Faço isso todo treino, mas o Fluminense usa muito as jogadas ali pelo meio. Não quero a bola chegando no pivô – disse, após o treino.

Tite preparou a equipe para algumas variações de ataques dos cariocas. Com a ajuda da comissão técnica, simulou diversas jogadas com as quais terá de lidar hoje à noite .

Sem Paulo André, que cumpre suspensão, o comandante escolheu Wallace. O camisa 4 recebeu atenção especial e teve um rápido bate-papo com o técnico depois do treino. 

Destro e acostumado a atuar pelo lado direito, ele vai “quebrar um galho” pelo lado esquerdo, que nas últimas rodadas do Brasileirão não teve o desempenho como na Libertadores e no Paulista. Em dois anos de clube, Wallace atuou com Chicão três vezes: vitórias contra Catanduvense (2x1) e Botafogo (1x0), pelo Paulistão; e derrota para o América-MG (2x1), pelo Brasileirão-2011

Com o miolo de zaga sólido e fechado, o Timão quer mais que os três pontos, quer parar de ser vazado.

O ENSAIO E AS BRONCAS

1) O adversário vem com jogadores pelas laterais, mas Tite quer o time com o meio da área compacto. Só Danilo e Romarinho dão combate.

"F... quem vem atacando pelas duas laterais! Quero que feche o meio da área! Preenche esse espaço no meio!"

2) Com os meias rivais com a bola, o treinador pede para Ralf e Paulinho alternarem o bote. A ideia é que um deles faça a sobra da dupla de zaga.

"Vai, Ralf, na bola! E fica, Paulinho! Firma bem os dois e um ainda consegue pegar a sobra."

3) Com um cruzamento da esquerda, Alessandro se recolhe para a área e Romarinho faz sua cobertura para pegar o rebote da jogada adversária.

"É isso aí que eu quero. Boa bola, Alessandro! Meio fechado e quem está pelo lado faz a cobertura da jogada."

4) Dependendo do lado que vem o ataque rival, a zaga compacta e faz o movimento lateral. A cada invertida de bola, o bloco muda de lado.

"Quando a bola chega invertida, vocês formam a linha e pressionam a bola. Quero todo bem alinhados ali!"

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário