terça-feira, 2 de outubro de 2012

Conheça Os Espiões do Corinthians, equipe de auxiliares do técnico Tite.

O atacante japonês, a jogada ensaiada do time neozelandês e a dinâmica de jogo dos times africanos. Nada passa imune aos olhos dos espiões corintianos, que já intensificam as análises dos possíveis futuros adversários do Timão no Mundial de Clubes da Fifa.
Auxiliares, Cleber Xavier, Geraldo Delamore, Fábio Carille e o observador técnico Mauro da Silva são os responsáveis por colher dados relevantes e transmitir aos homens do centro de tecnologia do futebol, que separam e gravam jogadas ilustrativas em DVDs que serão usados nas palestras de Tite.

A dois meses e meio da estreia, e ainda sem adversário definido para a semifinal, o quarteto tem contado com a ajuda de um programa chamado Wyscoult (veja abaixo), que oferece a íntegra de partidas de campeonatos do mundo todo, tal como estatísticas coletivas e individuais de equipes selecionadas.

– Fazemos a pesquisa dos possíveis adversários, com todos os tipos de dados, filmagens de TV, internet, informações de quem mora no local. E vamos juntando. Na hora certa, vamos separar o material e trabalhar em cima de adversários específicos. Perto da viagem, já vamos ter dado uma olhada e, durante, veremos os detalhes finais – explicou Xavier.

Diretoria e comissão técnica consideram esse trabalho fundamental para a conquista de títulos. No Brasileirão, por exemplo, ele também é feito, mas com maior facilidade. Os adversários “espionados” são divididos previamente entre o quarteto.

– Vemos jogos desses adversários toda hora. Para o jogo contra o Náutico (no próximo sábado, nos Aflitos, em Recife) estamos comparando os últimos cinco jogos – conta Mauro.

As análises, por exemplo, foram decisivas contra o Boca Juniors, na final da Libertadores. A partir delas, perceberam que a defesa do rival não atuava compactada. O gol de Romarinho, na Bombonera, saiu de uma bola enfiada pelo meio. Pode não ter sido determinante. Mas ajudou.

A partir de mapas de calor (veja abaixo), eles sabiam também exatamente em qual setor do campo cada atleta adversário jogaria na decisão.

– Tite gosta de simular essas situações no treino tático antes dos jogos. Além de fazer o jogador mentalizar, ele mostra no campo, na prática

Com oito olhos em ação, o Timão observa o título mundial.

QUEM SÃO ELES

NOME: CLEBER XAVIER (Auxiliar técnico)

Carreira:
Trabalha com Tite desde 2001, ano em que o técnico assumiu o Grêmio.

Curiosidade:

Comandou o time em dois jogos nes-te ano: amistoso contra o Flamengo e contra o Sport, pós-Libertadores.



------------------------------------*****------------------------------------

NOME: MAURO DA SILVA (Observador técnico)

Carreira:

Ponta-esquerda do Timão em 1990, virou auxiliar de Nelsinho Baptista em 96. No Timão, é caça-talentos.

Apelido:

Quando jogador, era chamado de Mauro Van Basten pelos colegas.



------------------------------------*****------------------------------------

NOME: FÁBIO CARILLE (Auxiliar técnico)

Carreira:

Zagueiro até 2007, virou auxiliar no Barueri. Foi levado ao clube por Mano Menezes em 2009.


Curiosidade:


Comandou o Timão de forma interina após a saída de Adilson Batista, em 2010. Foram dois jogos.


--------------------------------------*****--------------------------------------

NOME: GERALDO DELAMORE (Auxiliar técnico)

Carreira:


Era preparador físico de Tite até 2007, quando foi para os Emirados Árabes iniciar o cargo de técnico no Al-Ain. Passou por outros clubes no Sul do país até voltar a trabalhar com Tite em 2010, no Al-Wahda e, depois, no Timão.




--------------------------------------*****--------------------------------------

O QUE SE OBSERVA?
Posicionamento

O quarteto analisa o esquema do adversário, as variações de jogadas nos jogos, além do posicionamento ofensivo e defensivo, destacando a postura nas jogadas de bola parada.

Individualidades

Quem é o responsável pelas bolas paradas? Quais as jogadas ofensivas? Quais as principais substituições que o treinador faz e como elas mudam o panorama de um jogo? Perguntas respondidas com as análises. O comportamento dos atletas, se são provocadores ou violentos, também é alertado.

Estatísticas

O tempo de posse de bola indica se um time gosta mais de trocar passes e comandar o ritmo da partida ou se prefere os contra-ataques. Números de finalizações (certas e erradas), passes, lançamentos, roubadas de bola e demais fundamentos são listados e apresentados para Tite.



"Tite valoriza e acredita nas nossas análises
Quando vou observar um jogo no estádio, levo a minha pastinha e vou preenchendo um cabeçalho já definido com as observações. Olho por onde o time ataca mais, o seu posicionamento, qual o lado a ser explorado, quais os destaques, disse Mauro da Silva, observador técnico.

No ano passado, comecei a ver o Cruz Azul (rival mexicano da fase de grupos da Libertadores) em novembro. E assistimos aos vídeos que o Wyscoult nos oferece, fazendo os mesmos relatórios.

Atualmente estamos filtrando jogos dos nossos possíveis adversários, como o Hiroshima, que é o líder do campeonato japonês, e o Auckland City, da Nova Zelândia. O mais importante desse trabalho é que nosso comandante (Tite) acredita e valoriza todas as informações que chegam. Ele reconhece a importância".

Mapas de calor: reproduções do site da Conmebol
Movimentação de Riquelme
Durante a Copa Santander Libertadores, as estatísticas do site da Conmebol ajudaram a comissão técnica do Corinthians a monitorar os seus adversários. Além de todas os números individuais e coletivas dos jogos, há um recurso chamado mapa de calor, onde é possível ver a principal área de atuação dos jogadores. A ilustração acima é a do empate por 1 a 1 contra o Boca Juniors, na Bombonera, e mostra a movimentação de Riquelme, mais pela meia esquerda. A cor vermelha indica o local onde houve predominância durante os 90 minutos. Já o amarelo e o verde mostram onde ele também jogou.


Saiba mais

Corinthians é o único brasileiro que conta com o serviço de monitoramento de atletas.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário