quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Especialista, fala que marketing do Timão não tem visão de mercado.

O Corinthians deve fechar o ano de 2012 sem um acordo de patrocínio master na camisa. Até o momento, o clube arrecadou R$ 15 mihões com patrocínio de camisa (R$ 9 milhões da Fisk pela barra e outros R$ 6 milhões pontuais). 

O vice-presidente Luis Paulo Rosenberg chegou a declarar que esperava R$ 50 milhões pelo espaço nobre nesta temporada.

De acordo com o consultor de marketing e gestão esportiva Amir Somoggi, o departamento de marketing errou em não aceitar um acordo por um valor menor.

- O Corinthians cometeu um erro grave neste ano. As empresas não estão dispostas a pagar um valor absurdo, acho que foi pelo preço que eles não conseguiram fechar negócio. 

O futuro do marketing esportivo, para esses números crescerem, é a comercialização da marca com o patrocinador, como é feito na Europa e nos Estados Unidos. 

O Corinthians aumenta o preço porque gera mídia, dá audiência, mas não é plataforma de negócio como é um clube europeu - analisou.

- O clube deveria ter aceitado um patrocínio de R$ 25 milhões por ano, que dá pouco mais de R$ 2 milhões por mês. Não dá para abrir mão de um valor como esse. Já seria um ótimo contrato. Agora, se pede muito, as empresas ficam reticentes. Não enxergo que uma empresa vá ter um retorno desse jeito - completou Somoggi.

O Timão espera arrecadar até R$ 6 milhões com um acordo pontual nos dois jogos do Mundial de Clubes da Fifa, no Japão.

- Acho uma loucura querer R$ 6 milhões para o Mundial, por exemplo. Deveria ter feito um contrato lá no começo do ano, por R$ 25 milhões, com parceria estratégica, exploração comercial... É uma estratégia deles, eu não concordo, vejo que não poderia ter aberto mão desse valor. Falta uma visão comercial nos clubes brasileiros, e principalmente no Corinthians, que se contenta com a grande visibilidade que tem - concluiu o consultor.
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