terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Comissão técnica do Timão faz balanço positivo sobre os jogos realizados por Zizao.

O status de titular do chinês Zizao durou apenas três jogos, mas deixou boa impressão em comissão técnica e torcedores do Corinthians. De volta à sua condição de reserva e com poucas possibilidades de jogar durante a temporada, o atacante correspondeu às expectativas em sua semana de maior exposição com a camisa alvinegra. A comissão técnica só deve utilizá-lo em ocasiões especiais, quando boa parte do time titular precisar ser poupado – no meio da Libertadores, por exemplo, em algum jogo do Campeonato Paulista.

A avaliação é de que o atacante mostrou boa técnica, não comprometeu e procurou sempre fazer o simples, apesar do nervosismo nos momentos mais agudos, quando esteve próximo ao gol – em três jogos, ele teve apenas duas finalizações. Por outro lado, foi preciso nos passes: na vitória por 1 a 0 sobre o Mirassol, neste domingo, ele só errou um em 43 tentativas. Ele jogou 90 minutos contra o Paulista, e saiu no fim do segundo tempo contra a Ponte e o próprio Mirassol.

Na parte técnica, tudo certo. A principal preocupação, agora, é intensificar a evolução física do jogador, mesmo que ele não tenha muitas chances de jogar até o fim da temporada. Zizao ainda tem dificuldades para disputar bolas com os zagueiros adversários. O trabalho não é para ganhar massa, mas sim resistência para suportar a forte marcação.

– A preocupação com o Zizao é em relação à estabilidade dele. Em relação à força, ele evoluiu bem, mas ainda precisa de trabalho específico para aguentar melhor o tranco – disse o preparador físico Fábio Mahseredjian, em entrevista recente.

O próprio Zizao se disse mais forte após a preparação que teve durante boa parte do ano passado.

– Acho que estou mais forte, sim. O Fábio sempre me pediu para fazer trabalhos físicos. O Tite também sempre me ajudou – afirmou.

No elenco, a disposição do chinês foi elogiada pelos mais experientes, principalmente na bela jogada que fez para o gol de Giovanni contra o Paulista, em Jundiaí, na primeira rodada do estadual. Durante o jogo, o próprio Tite definiu o lance como uma “jogadaça” – Zizao passou por um marcador, pedalou para cima de outro e rolou para o companheiro completar para as redes.

Além da parte física, outro ponto em que Zizao precisa evoluir, na opinião dos próprios companheiros de time, é a questão da “malandragem”. O chinês ainda é considerado muito inocente em alguns lances, principalmente quando domina a bola. Tite passou orientações para que ele tentasse dominar de lado, já tentando a arrancada em velocidade. Se controlasse a bola de costas para o marcador, levaria desvantagem na parte física.

Enquanto os titulares retomam suas posições e tentam o bicampeonato da Taça Libertadores, o bravo chinês vai continuar trabalhando com afinco no CT Joaquim Grava. Carismático, Zizao conta com o carinho de Tite e da torcida. Se o Timão precisar, ele quer estar pronto para ajudar mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário