segunda-feira, 18 de junho de 2012

Corinthians de Tite segue fazendo história.

O início turbulento deste Brasileiro ficará na história do Corinthians. Não pelo aspecto positivo, mas sim pelo excesso de maus resultados. Com apenas um ponto, sem vitórias e ocupando a lanterna, o Timão alcançou seu pior início em toda a história do torneio, igualando a campanha de 1995. O aproveitamento do clube é de apenas 6,7%.

RODADAEM 1995EM 2012
Guarani 2 x 1 CorinthiansCorinthians 0 x 1 Fluminense
Cruzeiro 2 x 0 CorinthiansAtlético-MG 1 x 0 Corinthians
Corinthians 1 x 1 ParanáCorinthians 1 x 1 Figueirense
Botafogo 2 x 1 CorinthiansGrêmio 2 x 0 Corinthians
Corinthians 1 x 2 BragantinoPonte Preta 1 x 0 Corinthians

Naquele ano, o Corinthians estreou com derrota para o Guarani (2 a 1), perdeu na sequência para o Cruzeiro (2 a 0), empatou com o Paraná Clube (1 a 1) e teve mais dois tropeços, contra Botafogo e Bragantino (ambos por 2 a 1).
Em 2012, os resultados são semelhantes. O Timão perdeu para o Fluminense (1 a 0), caiu diante do Atlético-MG (1 a 0), empatou com o Figueirense (1 a 1) e foi derrotado outras duas vezes, por Grêmio (2 a 0) e Ponte Preta (1 a 0).

Diferente do Campeonato Paulista, o Campeonato Brasileiro não tem dado chances aos reservas do Corinthians. No Estadual, enquanto o time principal se concentrou na Libertadores, os jogadores menos utilizados deram conta de deixar o clube na liderança da primeira fase; agora, os corintianos somam apenas um ponto em cinco rodadas neste início de nacional.

"No Brasileiro o time tem se mostrado insuficiente. São times dum nível mais forte que o Paulista. Mas ninguém está surpreendido com isso. Todas as equipes que chegaram às finais ou semifinais da Libertadores nesses últimos cinco, seis anos, sabem na zona de rebaixamento do Brasileiro", explicou Tite.

Depois, o treinador admitiu que o jogo em Campinas, onde o Corinthians perdeu por 1 a 0 para a Ponte Preta, foi abaixo do esperado tecnicamente. E preferiu deixar no ar uma pergunta sobre as observações positivas que poderiam ter sido feitas. "Os setores defensivos estiveram abafados, o gramado sem condição de trocar passes".

E não é na próxima rodada do Brasileiro que o Corinthians terá vida mais fácil. Na sexta rodada, domingo às 16h no Pacaembu, o time tem pela frente o clássico paulista contra o Palmeiras que tem um ponto a mais que o rival e atual lanterna: dois empates contra um na atual campanha.


Os números, no entanto, não preocupam o técnico Tite, que admitiu que esperava uma queda de rendimento enquanto o time estivesse na disputa do Campeonato Brasileiro e da Libertadores.

- Ninguém aqui está se surpreendendo. Todas as equipes que chegaram até semifinal e final de Libertadores, quando saem, ficam mais ou menos na zona de rebaixamento. Nunca escondi de ninguém, até pelo alto grau de dificuldade do Campeonato Brasileiro - disse.

Caso sirva de alento, o Corinthians se recuperou no Brasileiro de 1995 na sexta rodada, ao vencer o Flamengo por 2 a 1. Se a história se repetir, vai sobrar para um arquirrival. O Timão enfrentará o Palmeiras no próximo domingo, às 16h, no Pacaembu. Se passar pelo Santos na quarta-feira e avançar à decisão da Taça Libertadores da América, Tite deverá continuar com os reservas no clássico do fim de semana com o Verdã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário