quarta-feira, 6 de junho de 2012

Corinthians 15 anos de supremacia no Estadual

Corinthians e São Paulo se enfrentam pela grande final do Campeonato Paulista de 1997no estádio do Morumbi. O primeiro tempo é igual, com chances para os dois lados. Aos 45 minutos, Souza e André Luís fazem tabela próxima da área, o lateral-esquerdo avança e cruza. A bola vai em direção ao gol e balança as redes adversárias.
Logo aos dois minutos do segundo tempo, o São Paulo empata o placar com uma cabeçada de Fábio Aurélio. Mas o Corinthians não sente o gol e se lança ao ataque. O Timão cria várias chances, com Marcelinho Carioca, Souza e Donizete, mas não converte as oportunidades. No fim, o goleiro Ronaldo, que naquele jogo conquistaria o seu último título com a camisa alvinegra, ainda faz grande defesa em chute cruzado de França e garante o empate que dá o 22º título do Campeonato Paulista à equipe do Parque São Jorge. Em parceria com a Placar, o Timão preparou um especial sobre esta conquista, que alavancou o Timão em busca de sua preeminência em Campeonatos Paulistas.
© Placar/Alexandre Battibugli (Reprodução Proibida)
O Corinthians conquistou o Campeonato Paulista de 1997 após empatar com o São Paulo; Clique na imagem e acesse a galeria completa sobre a conquista de 1997
A partida, realizada no dia 05 de junho de 1997 – e, portanto, há exatamente 15 anos – consagrou não só uma excelente campanha realizada pelo Corinthians comandado por Nelsinho Baptista, mas também impulsionou o Timão a reconquistar a supremacia estadual. Até o início daquela competição, os alvinegros lideravam o ranking títulos paulistas ao lado do Palmeiras. A partir daquela temporada, a equipe do Parque São Jorge assumiu a ponta isolada e, desde então, só aumentou a vantagem sobre os rivais. 
Atualmente, o Corinthians soma 26 títulos do Campeonato Paulista. A última conquista aconteceu em 2009, quando o time de Mano Menezes venceu a competição de forma invicta. Os rivais seguem atrás. O segundo colocado no ranking é o Palmeiras, campeão em 22 oportunidades, seguido por São Paulo (21) e Santos (20).
Para o Campeonato Paulista que iniciou o atual domínio do Corinthians no estado de São Paulo, o Timão montou uma equipe muito forte. Além dos grandes jogadores que já pertenciam ao elenco, como Ronaldo, Souza e Marcelinho, outros atletas chegaram para reforçar o time, como o zagueiro Antônio Carlos, o lateral-esquerdo André Luís e os atacantes Donizete e Túlio.
No primeiro jogo pela competição estadual, o Corinthians mostrou a sua força. Mesmo atuando fora de casa, o Timão não se intimidou e, no dia 09 de fevereiro daquele ano, venceu a Inter de Limeira por 2 a 0. Mirandinha, aos 13, e Túlio, aos 32 do primeiro tempo, fizeram os gols alvinegros.
© Placar/Alexandre Battibugli (Reprodução Proibida)
Túlio e Mirandinha comemoram um gol do Corinthians contra a Internacional de Limeira; Clique na imagem e veja mais fotos do título
Após alguns tropeços, a equipe começou a ganhar entrosamento e a atropelar os adversários durante o Estadual. O Corinthians foi implacável em algumas partidas da primeira fase e construiu goleadas marcantes. Na campanha, algumas das vítimas foram: São José (6 a 2), Guarani (8 a 2), América (5 a 0) e Palmeiras (5 a 2).

No fim da primeira fase, o Corinthians tinha 45 pontos, avançando com o melhor aproveitamento do Grupo 2. Em sua chave, também brigaram pela classificação: São Paulo, segundo, com 40; União São João, terceiro, com 33; Inter de Limeira, quarto, com 29; Rio Branco, quinto, com 28; Araçatuba, sexto, com 26; Portuguesa Santista, sétimo, com 26; e Mogi Mirim, oitavo, com 25. No Grupo 1, figuraram: Palmeiras, em primeiro, com 48 pontos; Santos, em segundo, com 46; Portuguesa, em terceiro, com 43; Guarani, em quarto, com 29; Juventus, em quinto, com 21; São José, em sexto, com 21; Botafogo, em sétimo, com 20; e América, em oitavo, com 17.

O Timão encerrou a primeira fase com 45 pontos conquistados; Clique na imagem e acesse a galeria completa sobre a conquista de 1997
Para o quadrangular final, disputado apenas em um turno, se classificaram os dois melhores de cada grupo. Antes de enfrentar o São Paulo na última partida da competição, o Corinthians havia vencido Santos (4 a 3) e Palmeiras (2 a 0).
A final do Campeonato Paulista de 1997 foi o jogo de número 4.308 na história do Sport Club Corinthians Paulista. 
Naquela noite, entraram em campo com a camisa do Timão: Ronaldo, Fábio Augusto, Antônio Carlos, Henrique e André Luís; Gilmar, Romeu, Marcelinho e Souza; Mirandinha e Donizete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário