sábado, 22 de setembro de 2012

Da prata à roxa, confira a galeria de terceiras camisas do Timão

Muitos conceitos, códigos, superstições e ideologias constituem a alma corinthiana. Um dos principais é o orgulho pelas cores da República Popular: “Vou vestir meu manto, manto alvinegro”, canta a Fiel. O verso deixa clara a regra, mas as exceções existem. 
Nos 102 anos de história do Corinthians, em algumas oportunidades os uniformes trouxeram novas cores à tona.  Como a camisa cinza, lançada no último mês, na partida contra o Fluminense. Clique aqui e garanta já a sua atual camisa III. Confira o especial preparado, em parceria com a Placar, sobre as terceiras camisas do Clube.
No ano de 2008, antes, durante e depois da campanha que marcou a volta do Corinthians à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o Departamento de Marketing do Clube realizou e produziu diversas ações e produtos. Com bases na valorização da identidade corinthiana, o sucesso entre a Fiel foi imediato. 
Logo no final de 2007, o kit “Eu nunca vou te abandonar” provava o poder que as inovações teriam. Alguns meses depois, inspirado pela prática comum entre as equipes europeias, o Timão retomou a prática de trazer novas cores nas terceiras camisas.


© Renato Pizzuto/Placar
O primeiro uniforme roxo do Timão, criado em 2008, caiu nas graças da Fiel Torcida. Clique na foto e veja a galeria da Placar com as camisas comemorativas da históra do Corinthians

O estopim foi o dia 30 de janeiro de 2008, quando o Corinthians lançou a camisa roxa para homenagear a torcida. O atual 1º Vice-Presidente da Diretoria, Luis Paulo Rosenberg, justificou a cor pela expressão “torcedor roxo”, aplicada aos torcedores fiéis às suas equipes.
A novidade se tornou um sucesso de vendas, sobretudo pelo design simples e carência de terceiras camisas além das cores preta e branca. A estreia aconteceu no dia 3 de abril, na vitória de 2 a 0 pela segunda rodada da Copa do Brasil de 2008, contra o Fortaleza. 
Adotada pelos torcedores, a cor roxa marcou as terceiras camisas do Timão até 2010. Após a inédita camisa de 2008, outros dois modelos vieram. O primeiro, em agosto de 2009, apresentava listras verticais roxas e pretas alternadas. Já para a temporada de 2010, a alusão ao santo guerreiro São Jorge foi simbolizada por uma cruz roxa no peito. O escudo do Corinthians também sofreu alteração, ganhando um tom dourado.

© Alexandre Battibugli/Placar
Em 2004, ano da volta do colombiano Rincón ao Parque São Jorge, o Corinthians usou o preto e o cinza para homenagear os 450 anos da cidade de São Paulo

Como parte das comemorações pelo ano do centenário do Sport Club Corinthians Paulista, o Departamento de Marketing do Clube inovou e trouxe o passado à nova terceira camisa. 
O roxo dava lugar ao bege do primeiro uniforme da história do Timão. Novamente nas listras, o bege, o branco e o primeiro escudo de 1913 – o CP – deram um ar retro ao bonito manto. Já em 2011, no ano da conquista do Pentacampeonato Brasileiro, dois elementos históricos corinthianos tiveram destaque: o desenho de São Jorge e a cor grená do Torino, da Itália, primeiro time do exterior enfrentado pelo Timão, em 1914. 
Em homenagem aos jogadores da equipe de Turim, que sofreram acidente fatal durante vôo em 1949, o Timão proporcionou uma das mais bonitas terceiras camisas do Mundo. Segundo o concurso Camisa de Futebol do Ano, promovido pelo site britânico Subside Sports, a mais bela de 2011.

© Renato Pizzuto/Placar
O Alvinegro usou o prata no terceiro uniforme de 2002, em comemoração ao Jubileu de Prata, o aniversário de 25 anos da quebra do tabu com a conquista do Campeonato Paulista de 1977

Nem sempre o Timão teve cores tão extravagantes ou diferentes em seus uniformes, mas a tradição da terceira camisa, como muitos pensam, não é recente. O primeiro registro remete a 1950, a uma camisa branca com dois vês em preto no peito. 
Após um hiato de 45 anos, o Timão do inesquecível ano de 1995 teve duas terceiras camisas. Desenhadas pelo famoso estilista francês Ted Lapidus, as duas não apresentavam grande inovação no quesito cor. Nas cores preta e branca, foram utilizadas nos jogos internacionais do Timão em 1996. 
Pouco mais recente, no ano de 2006, a terceira camisa preta com listras douradas marcou a Libertadores. Mesmo sem o título, o uniforme rendeu elogios da Fiel e até hoje é bem lembrado.

© Renato Pizzuto/Placar
Em 2000, quando completou 90 anos, o Corinthians vestiu uniforme comemorativo ao seu aniversário. A camisa, em cor bege, tinha o patch de Campeão Brasileiro de 1999 na manga esquerda

Em agosto de 2012, o Corinthians foi a campo contra o Fluminense com a sua nova camisa. Cinza e com o desenho do Estado de São Paulo, o atual terceiro manto chamou a atenção dos torcedores para um fato. Apesar de diferente, o tom se aproxima da cor prata, que surgiu em três oportunidades no Clube: 1999, numa camisa preta e prateada, a tonalidade aparecia pela primeira vez; 2002­­­­, dessa vez inteiramente prateada; e em 2004, quando novamente dividiu o espaço com o pretoClique aqui e garanta já a sua nova camisa III do Timão!
© Dhavid Normando/Photocamera
Seguindo a linha das camisas 1 e 2, a nova camisa trouxe linhas inspiradas no mapa de São Paulo; Clique na imagem acima para ter este manto na sua coleção

Nenhum comentário:

Postar um comentário