quinta-feira, 5 de julho de 2012

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve que se conter na comemoração do título inédito da Copa Libertadores da América

Corintiano mais do que declarado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve que se conter na comemoração do título inédito da Copa Libertadores da América, conquistado na noite da última quarta-feira pelo clube paulista. Tratando de um câncer na laringe, o político precisou tomar cuidado para não abusar dos gritos durante a partida e um dia após a conquista admitiu: não foi fácil se segurar.

Atendendo à RÁDIO ESTADÃO ESPN logo na manhã desta quinta, Lula esbanjava felicidade pela vitória na competição sul-americana, mas não deixou de “cornetar” o esquema tático de Tite. “Esse esquema do Tite jogar deu resultado, mas faz a gente sofrer muito!”, disse o ex-presidente, que reconheceu ter sofrido muito durante os 90 minutos de jogo entre Corinthians e Boca Juniors no Pacaembu.

“Sofri muito, muito, muito. Mas o corintiano sofreu não só ontem. Cada partida do Corinthians é um parto muito difícil. Mas para o Corinthians tudo é mais sofrido e, portanto, acho que valeu o extravasamento dos corintianos ontem e vai valer o de hoje também”, comentou.

Lula ainda lembrou outro momento muito marcante na história do Corinthians, quando em 1977, o clube conquistou o Campeonato Paulista diante da Ponte Preta e encerrou uma fila que já durava 23 anos sem títulos. À época, o ex-presidente estava no Morumbi e, um dia depois da conquista inédita da Libertadores, ele compara as emoções.

“Cada momento é uma emoção um pouco diferente. Tive o privilégio de estar no Morumbi em 1977 e foi inesquecível porque eram 23 anos de expectativa, éramos chamados de ‘Faz-me rir’, e o gol do Basílio foi uma coisa que marcou aquela geração. Mas essa Libertadores também, quando o Corinthians empatou com o Boca, eu tinha certeza que a gente ia ganhar, mas é sempre bom ser cauteloso porque jogar contra time argentino é difícil. Acho que com o feijão com arroz que jogamos, conseguimos algo incrível, pouca gente já conseguiu ter isso”, contou.

O mais difícil para o ex-presidente foi se convencer a acompanhar uma decisão tão importante como essa pela televisão, longe das arquibancadas do Pacaembu. Acostumado a frequentar o estádio, Lula revelou que quase teve uma atitude impulsiva de ir ao jogo, mas conseguiu se conter e ficou em casa assistindo à partida com a família. O grande problema era segurar a emoção e não gritar depois dos dois gols de Emerson Sheik, que garantiram o título para o Corinthians.

“Eu consegui me conter, até porque eu tenho recomendações médicas para preservar a minha garganta, preciso tomar cuidado. Ontem, torci de forma mais comedida, o meu grito foi contido, mas a alegria é extraordinária”, admitiu o ex-presidente. 

“Eu quase fui lá (ao Pacaembu), eu quase tive uma atitude louca de ir. Mas fiquei vendo em casa com meus filhos, foi mais importantes e mais tranquilo”, continuou.

O próximo objetivo de Lula agora é estar bem para ir ao Japão no fim do ano para acompanhar o Mundial Interclubes e ver o Corinthians disputar mais um título. Otimista, o ex-presidente já vislumbra outra conquista ‘incrível’ do clube paulista, agora diante do Chelsea.

“Essa (o Mundial) é uma cosia que eu quero estar vivo para ir. Nós vamos enfrentar o Chelsea, não vai ser Real, nem Barcelona, um time que foi campeão, mas certamente é o mais fraco entre esses times. E o Corinthians tem chance de ser campeão”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário