sábado, 28 de julho de 2012

Corinthians conquistou dez pontos dos 15 possíveis desde que passou a jogar com força máxima na competição nacional

O Corinthians certamente estaria em melhores condições no Campeonato Brasileiro se tivesse entrado em campo com o time completo desde o começo do torneio. Uma mostra disso é o aproveitamento da equipe desde que o técnico Tite passou a escalar a equipe principal, após o título da Taça Libertadores da América. De lá para cá, o comandante colocou em campo força máxima nas últimas cinco partidas e, desde então, o Timão conquistou dez pontos em 15 disputados, um aproveitamento de 66%. Foram cinco partidas, com três vitórias, um empate e apenas uma derrota.

Com esse rendimento, o Corinthians dividiria a quarta colocação do campeonato com o Grêmio, já que o clube gaúcho tem os mesmos 66% de aproveitamento. Apesar do retrospecto positivo nas últimas cinco rodadas, oo Timão está longe da ponta da tabela. A equipe soma apenas 15 pontos e ocupa a décima colocação na tabela. No geral, o aproveitamento em 12 jogos é de apenas 42%, metade do líder Atlético-MG.

O Corinthians deciciu atuar com uma formação reserva durante grande parte do início do Brasileiro por conta da Libertadores. Com a competição continental em andamento, o Timão optou por deixar o torneio nacional em segundo plano. Mesmo quando colocou os titulares – em duas partidas, antes da decisão contra o Boca Juniors –, a equipe perdeu ou empatou:1 a 0 contra o Atlético-MG, na segunda rodada, e 1 a 1 diante do Figueirense, no Pacaembu. A única vitória foi diante do Palmeiras, com time misto.

Nesse período, o Corinthians conquistou apenas 23% dos pontos disputados. Foram apenas cinco pontos ganhos em 21 disputados, com uma vitória, dois empates e quatro derrotas. Tal aproveitamento deixaria o clube hoje na zona de rebaixamento, na 18ª posição, superior apenas aos desempenhos de Atlético-GO e Figueirense.

Depois de confirmar a conquista da Libertadores, Tite ainda deu uma rodada de folga para seus titulares. No domingo seguinte ao título internacional, o Corinthians apenas empatou com o Sport, na Ilha do Retiro. Assim, pode-se dizer que o Alvinegro voltou o foco totalmente para o Brasileirão somente no duelo diante do Botafogo, no dia 11 de julho, em partida adiada da sétima rodada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário