sábado, 28 de julho de 2012

Derrota do São Paulo para o Atlético-GO vira lição para que jogadores do Corinthians.

A diferença de pontos entre o Corinthians e o Bahia, adversário alvinegro no próximo domingo, às 16h, no estádio de Pituaçu, na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro não é das maiores: apenas quatro pontos separam paulistas e baianos, que ocupam a 11ª e a 15ª colocação do torneio, respectivamente. Até a última quinta-feira, porém, o Tricolor era o lanterna. A campanha irregular não ilude o técnico Tite, que avisa: muitas vezes, times em má fase dão mais trabalho que os líderes, e um dos arquirrivais do Timão comprovou isso no meio de semana.

– Olhem o exemplo do São Paulo contra o Atlético-GO. Eles (Bahia) já estão fora da zona de rebaixamento e venceram o Palmeiras. Nós mesmos tivemos mais dificuldades de vencer o Náutico do que o Cruzeiro. O time tem de estar preparado – alertou o treinador.

O caso utilizado como exemplo por Tite faz sentido: vice-lanterna, com oito pontos ganhos em doze rodadas, o Atlético-GO chegou a abrir 4 a 1 no São Paulo, que brigava para entrar no G-4 do Brasileirão, na última quarta-feira. A partida terminou com vitória goiana por 4 a 3.

Analisando as próprias atuações, o Timão, de fato, passou mais sufoco para vencer o Náutico, adversário considerado mais fácil, do que o Cruzeiro. Contra o time pernambucano, a equipe de Tite saiu atrás no placar, mas reverteu a vantagem com dois gols de Danilo. Já no confronto com os mineiros, a situação foi mais simples: superior durante a maior parte do tempo, o Corinthians abriu o placar e administrou a vantagem, até que, aos 48 minutos da etapa complementar, o volante Paulinho ampliou o marcador.

A sequência de duas partidas fora de casa (contra Bahia, neste domingo, e Vasco, exatamente uma semana depois) é vista pelo comandante alvinegro como uma boa oportunidade para provar a força do Corinthians no Campeonato Brasileiro, iniciar a preparação para o Mundial de Clubes, no Japão, e talvez disputar o título nacional.

– Só vamos estar fortes no fim do ano se construirmos um trabalho agora. Só vamos brigar pelo título se tivermos uma recuperação extraordinária. Senão, ficamos naquele discurso para torcedor ouvir, para ser simpático. Se não ficarmos fortes agora, esquece – resumiu.

O atual líder, Atlético-MG, acumula 31 pontos em 12 jogos. O Vasco, logo atrás, tem 29. Embora a diferença para os demais clubes na tabela seja considerável, Tite tem certeza: em algum momento, ambas as equipes começarão a perder, permitindo que outras se aproximem na disputa pela liderança.

– É inevitável que Vasco e Atlético comecem a perder. Quem retomar mais rápido, vai levar vantagem. Vai ser nas últimas oito ou dez rodadas que se definirá o campeão, (fazer previsões) antes disso é viajar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário