Neste domingo, às 16h, o Corinthians volta a entrar em campo pelo Campeonato Brasileiro de 2012. No estádio Independência, em Belo Horizonte, o Timão enfrenta o Atlético-MG. Esta será a partida de número 83 da história do confronto entre as equipes.
O retrospecto do confronto é favorável ao Corinthians. Nos 82 jogos disputados, o Timão soma 33 vitórias, 23 empates, 26 derrotas, 127 gols pró e 113 contra.
O primeiro encontro entre Corinthians e Atlético-MG aconteceu em 30 de maio de 1929, quando time mineiro venceu por 4 a 2, no estádio Presidente Antonio Carlos, em Belo Horizonte. Já no segundo confronto, realizado em 12 de outubro do mesmo ano, foi registrada a maior goleada entre as duas equipes. O amistoso, que marcou a inauguração do busto de Neco no Parque São Jorge, terminou com vitória corinthiana por 11 a 2. Os gols foram marcados por De Maria, Rato, Neco (2), Gambinha e Filó (3).
Os últimos dois jogos aconteceram no ano passado e foram válidos pelo Campeonato Brasileiro. No primeiro turno, em 17 de agosto, vitória por 3 a 2, de virada, em Ipatinga-MG. Os gols foram marcados por Emerson, Liédson e Alex. No returno, no dia 20 de novembro, vitória importante e decisiva para o pentacampeonato corinthiano. Liédson e Adriano balançaram as redes na vitória por 2 a 1, novamente de virada, e mantiveram o Timão na liderança da competição.
No Brasileirão
Corinthians e Atlético se enfrentaram 48 vezes em Campeonatos Brasileiros. O retrospecto é novamente favorável ao Timão, que soma 22 vitórias, 12 empates e 14 derrotas.
As partidas de maior importância deste duelo pelo Campeonato Brasileiro aconteceram em 1999, quando Corinthians e Atlético-MG fizeram a final da competição daquele ano. Na série melhor de três jogos, o Timão, que havia terminado a primeira fase na liderança, perdeu o primeiro confronto por 3 a 2, em Belo Horizonte; venceu o segundo por 2 a 0, em São Paulo; e empatou o terceiro em 0 a 0, novamente na capital paulista. Os resultados deram ao alvinegro paulista o seu terceiro título nacional da Série A.
No Independência
O recém-reformado estádio da região metropolitana de Belo Horizonte já abrigou quatro duelos entre Corinthians e Atlético. Neste palco, o Timão soma dois empates e duas derrotas. A última partida aconteceu há 52 anos, quando as equipes empataram em 1 a 1. O gol corinthiano foi marcado pelo meia Zague. O jogo foi válido como amistoso estadual preparatório para aquela temporada.
No estádio, o Timão já realizou 13 partidas contra equipes mineiras, somando quatro vitórias, quatro empates e cinco derrotas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário