quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Com o apoio da torcida, Corinthians inicia a luta pelo bimundial


Exatos 160 dias se passaram desde a histórica vitória sobre o Boca Juniors na final da Copa Libertadores, dia 4 de julho, e às 8h30hs desta quarta-feira - horário de Brasília -, diante de um número de torcedores alvinegros e de um frio inestimáveis, o Corinthians estreará no Mundial de clubes. 

A quantidade de ‘fiéis’ que estarão no Estádio Toyota para ver o jogo contra o Al Ahly ainda é uma incógnita. Fala-se em 10, 15 e até 20 mil pessoas chegando do Brasil. Nem o clube e tampouco a embaixada brasileira no Japão sabem dizer. O fato é que os corintianos escreverão um capítulo à parte na disputa pelo bicampeonato Mundial.
“Sabemos da história do corintiano que largou o emprego, gente que abriu mão de ficar com a família para estar aqui. Isso por nós é muito respeitado”, disse o técnico Tite.

Os efeitos do frio japonês sobre os brasileiros parecem não ter limites, mas os números do termômetro são calculáveis. A previsão é de até -2º na hora da partida. 

“Depois que passa de uma temperatura o pé congela de qualquer jeito, com neve ou sem. Tem que se acostumar porque vai estar muito frio”, opinou o lateral esquerdo Fábio Santos.

O discurso confiante de Fábio Santos é repetido por seus companheiros seja qual for o assunto. O técnico Tite afirma: “Vou trabalhar para que a ansiedade seja diminuída, mas ela é inevitável e humana e deve existir nos primeiros 15 minutos.”

E os jogadores respondem. “É exatamente essa maturidade que conquistamos no Brasileiro de 2011 e na Libertadores de 2012 que nos dá a tranquilidade na hora que o juiz apitar. Foram meses de trabalho, e o grupo está confiante de que amanhã vai dar tudo certo”, declara Emerson.

Nos oito dias desde o embarque no Aeroporto de Guarulhos, dia 4 de dezembro, a passagem por Dubai e a chegada ao Japão, o Corinthians demonstrou a serenidade de um grupo vencedor e ao mesmo tempo a tensão de um time comandado por um técnico que não deixa seus jogadores relaxarem. Tite não abriu mão dos treinos pegados no período fora do Brasil.

Desde a conquista da Libertadores o técnico já havia deixado claro que a melhor preparação para o Mundial seria manter o ritmo no segundo semestre do ano e não por acaso a equipe paulista fez a segunda melhor campanha do segundo turno do Campeonato Brasileiro.

A estratégia por pouco não custou o desfalque do atacante Guerrero. Justamente na última rodada do Brasileirão, contra o São Paulo, o peruano lesionou o ligamento medial colateral do joelho direito e sua ausência dos jogos no Japão chegou a ser dada como certa.

Mas na base do sacrifício, com direito a infiltração, Guerrero se recuperou a tempo e se garantiu na estreia. Com ele Tite tem a formação ideal para a partida da quarta-feira.

Nas palavras, mais uma vez, Tite mostra que o Corinthians está preparado para o desafio de brigar pelo segundo título mundial da história do clube. A confirmação será dada em campo nesta quarta-feira. 

“Esse enfrentamento de 90 minutos equilibra mais as coisas. Tem que estar preparado para todas situações. Vivemos todas situações: ganhamos clássico, perdemos clássico, saímos atrás, buscamos. Estamos em uma reta final. Vamos pegar essas lições e colocar em campo.”

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X AL AHLY

Data: 12 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 8h30 (horário de Brasília) 
Local: Estádio Toyota, Toyota (Japão)
Árbitro: Marco Antonio Rodríguez (MEX)

CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Paulo André, Chicão e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas e Danilo; Emerson e Guerrero
Técnico Tite

AL AHLY: Ekramy; Fathi, Gomaa, Naguib e Kenawi; Said, Ashour, Gedo e Soliman; Aboutrika e Hamdi 
Técnico: Hossam El Badry 

Nenhum comentário:

Postar um comentário