segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Emerson 'Sheik' está inscrito no Mundial de Clubes da Fifa como catari, não brasileiro

O corintiano Emerson 'Sheik' é Emerson Márcio Passos de Albuquerque e nasceu no dia 6 de setembro de 1978 na cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Logo, brasileiro em qualquer lugar do mundo, certo? Errado! No Mundial de Clubes disputado este ano no Japão o atacante é catari.

É esta a nacionalidade do atacante na lista de inscritos do Corinthians para a competição encontrada no site da Fifa. Não chega a ser um erro, apenas uma curiosidade. Explica-se: o jogador também é cidadão do Catar, onde defendeu o Al Sadd por duas vezes (entre 2005 e 2007 e depois entre 2008 e 2009).

Lá, Emerson virou cidadão catari. E fez mais: jogou pela seleção do país. Poucos sabem ou se lembram, mas o tricampeão brasileiro por Flamengo, Fluminense e Corinthians foi a campo contra o Iraque pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.
Emerson 'Sheik' está inscrito no Mundial de Clubes da Fifa como catari, não brasileiroEmerson 'Sheik' está inscrito no Mundial de Clubes da Fifa como catari, não brasileiro
Foi no dia 26 de março de 2008, no Jassim Bin Hamad Stadium, em Doha, quando o Catar venceu por 2 a 0 - gols de Fábio César Montezine, outro brasileiro, este nascido em Londrina, no Paraná. Na ocasião, Emerson não só foi titular como usou a camisa 10.  
Reprodução/Fifa



Ficha de Emerson 'Sheik' no site da Fifa tem até bandeira do Catar

Mas parou por aí a aventura do 'Sheik' pela seleção catari. De volta ao Brasil, participou da campanha do título do Flamengo em 2009, fez o gol que garantiu a taça do Fluminense em 2010 e foi um dos destaques do Corinthians que chegou ao topo nacional em 2011.  

Virou ídolo de vez no time paulista ao brilhar na decisão da Libertadores da América contra o Boca Juniors. 

No jogo de ida, em plena a La Bombobera, deu o passe para Romarinho fazer o gol e empatar o duelo em 1 a 1; na volta, no Pacaembu, anotou os dois gols que selaram o inédito título alvinegro. 

Agora, pode ampliar ainda mais esta história se vencer o Mundial de Clubes. Oficialmente, pelo menos, como cidadão catari.


Nenhum comentário:

Postar um comentário