sábado, 31 de março de 2012

Douglas recebe mais uma chance para reviver os seus melhores dias no Corinthians.

Tite avisou que daria atenção especial ao meia Douglas que domingo terá mais uma chance para reviver os seus melhores dias com a camisa do Corinthians. No treinamento deste sábado pela manhã, o meia foi confirmado pelo técnico Tite como titular.

Ainda sem convencer em seu retorno ao Corinthians, Douglas venceu a concorrência do peruano Cachito Ramírez e dos atacantes Gilsinho e Willian por uma vaga no setor ofensivo do time.

Na sexta-feira, Tite havia indicado que Douglas seguiria como reserva do Corinthians, apesar dos desfalques de Alex e Jorge Henrique. O treinador, contudo, orientou excessivamente o meia durante o treinamento. O mesmo ocorreu na atividade tática realizada na manhã deste sábado.

O treinador espera que Douglas seja mais combativo e menos discipliscente em campo. Contra o Oeste, o treinador usará a seguinte formação: Julio Cesar; Edenílson, Leandro Castán, Chicão e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Douglas; Emerson e Liedson.

Como o Corinthians não terá compromissos pela Copa Libertadores da América nem pelo Campeonato Paulista no meio da próxima semana, Tite ficou à vontade para escalar seus titulares no domingo. A delegação corintiana viaja neste sábado para Presidente Prudente, local do jogo com o Oeste

Após reclamar de ser substituído Willian pede desculpa ao técnico Tite

Willian ainda não conseguiu ser regular em 2012. Para piorar, neste momento, tenta retomar o status perdido por um ato destemperado, inédito em sua passagem pelo Corinthians.
Ao ser substituído na partida contra o Comercial, em Ribeirão Preto, o camisa 7 não gostou e, com gestos de reprovação e palavrões, externou a insatisfação por ter deixado o gramado quando a equipe perdia (3 a 1).

Na ocasião, Tite não percebeu sua reação em frente ao banco de reservas, mas soube do ocorrido horas depois. Coincidência ou não, Willian viajou para o México mas foi cortado do banco. Contra o Palmeiras, nem relacionado ele foi. O treinador, porém, não precisou chamá-lo, já que o próprio Willian tomou essa decisão.

Ciente de que aquela reação não faz jus ao seu comportamento habitual, o atacante pediu desculpa pelo seu ato e prometeu se empenhar nos treinos para voltar a ser uma das opções do treinador entre os titulares. 

Tite, sabedor de que o histórico de Willian é completamente diferente, entendeu aqueles “cinco minutos” e o perdoou. Coincidência ou não, de novo, ele voltou a ser relacionado na última quarta, contra os piracicabanos, e entrou no segundo tempo.

– O comportamento dele é sempre de um grande profissional. Esse histórico é sempre levado em consideração pela diretoria e pela comissão. Tanto que, depois da partida contra o XV de Piracicaba, mandei mensagem no seu celular parabenizando pelas entrevistas – diz o gerente Edu Gaspar, lembrando que o atacante assumiu a má fase diante dos microfones e prometeu lutar para voltar.

Tite não quer novo centroavante, prefere trabalhar e fazer Liedson e Elton voltarem a marcar

O setor que parecia congestionado, agora, está carente no Corinthians. Mas Tite não perde a esperança de fazer seus centroavantes, enfim, renderem o esperado. Apesar do mau momento vivido por Liedson, titular, e Elton, reserva, o treinador garante que não pediu à diretoria para contratar uma nova opção para o setor ofensivo do Timão.

- Não penso em contratação. Penso em melhorar a efetividade, em transformar as chances em gols, que Elton e Liedson vão fazer mais gols, que a equipe faça mais gols. Não penso em outro, não – afirmou.

Apesar de Tite querer motivar seus centroavantes, a diretoria do Corinthians está atenta ao mercado para tentar encontrar alguma opção que agrade. O clube, porém, esbarra nos preços e nas poucas alternativas. No Brasil, os atacantes que despertam interesse estão em clubes concorrentes direitos que também disputam a Taça Libertadores.
Na Europa, falta tempo e dinheiro. Os atletas que mais chamam a atenção são considerados muito caros. De quebra, a janela de transferência fecha no dia 4 de abril, o que obrigaria uma negociação muito rápida. A tendência é de que o Timão deixe para reforçar o ataque somente em julho, na reabertura do mercado internacional.

Enfim, o goleiro Matheus recebeu a sua medalha de campeão da Copa São Paulo.

Dois meses depois do título conquistado na final contra o Fluminense, no Pacaembu, o goleiro Matheus, do Corinthians, recebeu a medalha de campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
A premiação do torneio se transformou em polêmica depois que atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, colocou no bolso uma das medalhas, justamente a de Matheus. Segundo a Federação Paulista de Futebol, ela seria um presente ao veterano dirigente.
O Corinthians já havia recebido uma nova medalha, mas Matheus só conseguiu pegá-la nesta semana por ter passado por um período de férias antes de voltar aos treinamentos com o elenco profissional do Timão.

- Foi um mal entendido. O clube já tinha recebido a medalha, mas, como vim para o profissional, perdi o contato com o pessoal da base. É uma medalha bonita. É a mais importante da minha carreira. Vou pendurá-la em casa - disse.

O goleiro é apontado pela diretoria como uma das boas promessas do clube para o futuro, mas ainda deve demorar a ser relacionado para as partidas oficiais. Acima dele estão Julio Cesar, Danilo Fernandes e Cássio.

- Preciso continuar trabalhando. Já havia treinado com eles e agora tenho mais tempo. Isso é bom, vou ganhando experiência. Os outros goleiros são muito companheiros e me ajudam bastante.
Entenda o caso

Flagrado pelas câmeras, Marin se defendeu e disse que ganhou a medalha de cortesia da Federação Paulista de Futebol (FPF). O presidente da entidade, Marco Antônio Del Nero confirmou o presente.

- Se aquela foi uma cortesia para ele, não foi um erro dele. Não tem problema . disse Matheus


Médico garante que Liédson não joga com dores.


Médico do Corinthians, Julio Stancati garantiu nesta sexta-feira em entrevista à rádio Estadão ESPN que o atacante Liédson tem jogado na mais perfeita condição clínica neste ano e que não tem sentido nehum tipo de dor, principalmente no joelho esquerdo, o qual o fez sofrer bastante em 2011.  O jogador foi poupado na última quarta-feira na vitória por 1 a 0 sobre o XV de Piracicaba, mas não tem nenhum problema segundo Stancati. 

"Não, não está jogando com dores. Do ponto de vista clínico, ele não teve nenhuma intercorrência este ano. Ano passado sim, tivemos que poupá-lo em alguns momentos, este ano não, ele não tem referido dor, clinicamente não tem se queixado, não tem tido nem inchaço no local", afirmou, referindo-se ao joelho esquerdo do atleta.

O médico ainda explicou que Liédson tem o joelho esquerdo "desgastado", o que faz com que haja um trabalho específico de fortalecimento para o local - a cirurgia feita em 2001, inclusive, foi realizada para corrigir o problema, considerado "crônico".

Alex e Jorge Henrique não treinam e devem desfalcar o time contra o Oeste.

Alex e Jorge Henrique devem seguir fora do Corinthians na rodada deste fim de semana. O meia e o atacante ficaram fora do treino desta sexta-feira, em razão de problemas musculares, e têm boas chances de desfalcar o time na partida contra o Oeste, domingo, em Presidente Prudente. O atacante Elton, que seria reserva, também não tem condições de jogo por estar suspenso.

Além deles, Emerson fez apenas treino físico na academia e segue como dúvida. Se for vetado, o atacante será substituído por Gilsinho, que treinou em seu lugar nesta sexta, ao lado de Liedson. 

Tite avisou nesta sexta-feira que tem apenas uma dúvida: Cachito Ramírez, Douglas, Gilsinho e Willian brigam por uma vaga no setor ofensivo. "Ou um articulador, que está mais para Ramírez, ou um jogador de velocidade, que é Willian ou Gilsinho", disse.

Ralf e Leandro Castán também devem desfalcar o time no domingo. Volante e zagueiro foram os únicos titulares que entraram em campo na quarta-feira e devem ganhar um descanso no fim de semana para evitar maior desgaste físico. Eles estão entre os que mais jogaram neste ano.

Willian Arão e Marquinhos serão seus substitutos contra o Oeste. O Corinthians deverá ser escalado com Júlio César; Edenílson, Chicão, Marquinhos e Fábio Santos; Willian Arão, Paulinho, Ramirez e Danilo; Gilsinho (Emerson) e Liedson.

Descartado do jogo deste fim de semana, o lateral direito Alessandro ficará fora por uma semana por causa de edema na coxa esquerda, confirmado em exame realizado nesta sexta-feira.

No Twitter Vitor Júnior lamenta: 'Acho que desaprendi'.


O meia Vitor Júnior, que não vem sendo utilizado por Tite, usou o Twitter para se lamentar nesta sexta-feira. O jogador não escondeu seu abatimento depois de ficar sabendo que não vai viajar a Presidente Prudente para o duelo entre Corinthians e Oeste, no domingo, às 16h (de Brasília).

"Às vezes acho que desaprendi a jogar futebol", escreveu o atleta. "Tenho uma tatuagem na perna que se enquadra neste momento: 'Deus guie meus passos'".

Imediatamente, Vitor Júnior ganhou apoio de torcedores e até do jovem zagueiro Marquinhos, seu companheiro de clube. "Tu é craque", escreveu o defensor.

Destaque do Atlético-GO no último Campeonato Brasileiro, o jogador foi o primeiro reforço contratado pelo Corinthians para a temporada, ainda no ano passado. Ele teve chances no início do Paulista e chegou a se destacar em algumas partidas, mas perdeu espaço quando foi expulso minutos após entrar em campo contra o Bragantino.

O meio-campista ficou fora da lista de 25 inscritos para a primeira fase da Libertadores e não tem jogado nem na equipe reserva, que vai a campo em algumas partidas do estadual. No clube, comenta-se que a amizade com Adriano seja um dos motivos para a falta de oportunidades. A Portuguesa tentou contratá-lo por empréstimo, mas o Corinthians não liberou.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Empréstimo de R$ 150 milhões para Arena Corinthians

A Construtora Odebrecht, responsável pelas obras da Arena Corinthians anunciou o recebimento dos recursos originários de um empréstimo ponte contratado pelos investidores do projeto, no valor de R$ 150 milhões, concedido pelo Banco do Brasil. É o segundo empréstimo desse tipo tomado pelo projeto. O primeiro, no valor de R$ 100 milhões, foi concedido pelo Banco Santander.
Os recursos deste empréstimo ponte serão aplicados nas obras e serão quitados assim que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberar os R$ 400 milhões, solicitados em dezembro de 2011. Todos os estádios em construção para a Copa de 2014 poderão receber idêntica quantia do órgão. No caso do estádio corintiano, o empréstimo tomado ao BNDES será quitado no prazo de 15 anos pelo clube, contados a partir da data da primeira liberação daquele financiamento.
Segundo o comunicado da Odebrecht, a realização de empréstimo ponte é comum em operações que envolvem financiamento para projetos de investimentos em infraestrutura, já que a análise para a liberação do recurso costuma consumir alguns meses após a formalização do pedido do financiamento.
Conforme a previsão, esse deverá ser o último empréstimo ponte necessário ao empreendimento, já que os envolvidos esperam que o financiamento do BNDES seja autorizado a partir do início do segundo semestre. Da mesma forma, também devem começar gerar nos próximos meses os recursos oriundos da emissão de Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento (CIDs), previstos para a Zona Leste da capital paulista.
Trata-se de papéis que representam os incentivos fiscais de R$ 420 milhões, concedidos por meio de lei promulgada pela Prefeitura de São Paulo. De acordo com a lei, Outras empresas que queiram investir no desenvolvimento da Zona Leste também poderão ter acesso aos CIDs.


Tite vai dar atenção especial para o meia Douglas.

Douglas tem recebido uma atenção especial da comissão técnica do Corinthians. Não por conta de sua parte física, mas por sua postura técnica.
No diagnóstico de Tite, o camisa 15 precisa se adpatar ao estilo de jogo do Timão. Para o treinador, a postura de tocar a bola e esperar para ver como a jogada irá prosseguir não se encaixa no jogo corintiano.

Nesta sexta-feira, o gaúcho teve uma conversa com o meia ainda no campo, orientando o jogador para que ele agrida mais a marcação. A ideia não que o Douglas, um jogador conhecidamente criativo, passe a marcar. Mas que ele ajude a fechar os espaços e a diminiur o campo de ação do adversário.

Contra o Oeste, ele, Ramírez, Willian e Gilsinho brigam por uma última vaga na equipe, mas a tendência é que ela fique com o peruano.
Depois, na próxima semana, quando a equipe terá uma semana livre - sem jogos pelo Paulistão e Libertadores -, o treinador acredita que ele poderá dar um passo a mais em sua evolução.

Tite confirma volta dos titulares.

Tite revelou nesta sexta-feira que usará a equipe principal diante do Oeste, domingo, às 16h, em Presidente Prudente, pelo Campeonato Paulista. O treinador tem apenas uma dúvida para montar o time.
Ele não sabe se escala o Alvinegro com dois armadores no meio de campo ou três atacantes.

- Dez estão definidos. A outra vaga vou aguardar para entender o que pode ser melhor. É mais para o Ramírez, pelo momento, ou se for com um jogador de velocidade, Willian ou Gilsinho – explicou o técnico.

Quatro jogadores estão fora da relação de convocados: o lateral-direito Alessandro, com um edema na coxa esquerda, o meia Alex, com dores na coxa direita, o atacante Jorge Henrique, com um problema na coxa esquerda, e o centroavante Elton, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, já Douglas, Ramírez, Gilsinho e Willian disputam a vaga. 

O zagueiro Chicão, o lateral-esquerdo Fábio Santos, o volante Paulinho, o meia Danilo e o atacante Liedson, preservados na última rodada, retornam. Já o zagueiro Leandro Castán, o volante Ralf e o atacante Emerson, únicos titulares a atuarem diante do XV, também estão escalados. Já Edenílson, que ficou no banco, volta à lateral direita.

- Eles estão bem para o jogo e vamos jogar novamente só no outro domingo (contra o Paulista). Temos tempo hábil de recuperação – explicou Tite.

A Partida do Corinthians contra o Nacional-PAR, dia 11, será na fronteira Brasil-Paraguai.


O Corinthians poderá se sentir "em casa" em seu próximo jogo na Libertadores, dia 11, contra o Nacional, do Paraguai. O próprio adversário, de olho numa renda maior, transferiu o jogo de Luque, região metropolitana da capital Assunção, para Ciudad del Este, que fica na fronteira com o Brasil, ao lado de Foz do Iguaçu, que tem grande concentração de corintianos.
O Nacional é um clube de torcida pequena e não costuma atrair mais de mil pessoas a seus jogos na Libertadores. Em Ciudad del Este, três dos quatro setores do estádio serão destinados a torcedores do Corinthians. 
Serão postos à venda 28 mil ingressos, dos quais ao menos 25 mil destinados aos alvinegros, que devem fazer com que seu time jogue em casa no Estádio 3 de Febrero, situado a três quilômetros da Ponte da Amizade. Os bilhetes estarão divididos em três faixas, conforme conforto e localização quanto ao campo.
Para as arquibancadas atrás do gol, o valor, em moeda brasileira, será de R$ 95. Para as arquibancadas da reta, o ingresso sobe para R$ 133. Nas cadeiras, será de R$ 190,00. O tarifário está disponível nos perfis oficiais da partida nas redes sociais: twitter.com/TimaoFronteira e facebook.com/TimaoNaFronteira.
Pontos de venda
Por tratar-se de um evento fora do país, com o mando de campo de uma equipe do Paraguai, estudantes e demais beneficiados com descontos não terão direito ao abatimento.
A lista de pontos de venda, que incluirá postos em Foz do Iguaçu, está sendo definida pela organização. Os valores serão os mesmos em todos os locais, inclusive, na bilheteria do estádio. As vendas terão início na próxima semana, com antecedência de pelo menos sete dias em relação ao jogo.

Andrés Sanches prepara livro de memórias.


O ex-presidente do Corinthians e atual diretor de seleções da CBF, Andrés Sanches, está finalizando a redação de um livro de memórias. “O mais louco do bando” contará histórias envolvendo o período em que Andrés esteve na presidência do Corinthians, entre 2007 e 2011, e detalhes de sua trajetória de vida.
O livro de memórias está sendo escrito em conjunto com o primo de Andrés, Tadeo Sanches, e será lançado em breve.

Andres assumiu o clube após a saída conturbada de Alberto Dualib. Assumiu um clube endividado e rebaixado para a Série B. Em quatro anos, conseguiu reerguer o Timão, contratando nomes de peso, com o Ronaldo e Roberto Carlos, construiu um moderno Centro de Treinamento e tirou do papel um velho sonho dos corintianos: o estádio, que está sendo erguido em Itaquera, Zona Leste de São Paulo.

Aurélio Sant'anna Martins apita Oeste x Corinthians pelo Paulistão.


Aurélio Sant'anna Martins será o árbitro do jogo entre Oeste e Corinthians que acontece neste domingo (01), às 16h, no estádio do Eduardo José Farah, em Presidente Prudente.

Os auxiliares serão Reinaldo Rodrigues dos Santos e Claudson Lincoln Beggiato. Os assistentes adicionais são Leandro Bizzio Marinho e Carlos Roberto dos Santos Jr. O quarto árbitro será Cássio Luiz Zancopé.

Um dos maiores clássicos do futsal nacional Corinthians x Carlos Barbosa, acontece neste sábado.

Um dos maiores clássicos do futsal nacional acontece neste sábado (31), no ginásio do Parque São Jorge, em São Paulo. Corinthians e Carlos Barbosa (RS) se enfrentam às 18h pela sexta rodada da Liga Futsal 2012. O duelo é muito aguardado para os amantes da modalidade, pois estarão em quadra duas das melhores equipes do Brasil.

Os alvinegros são os líderes isolados da competição com 13 pontos e 86% de aproveitamento. Para o técnico PC de Oliveira, a rivalidade entre as equipes já é motivo de um grande jogo. 

"Essas equipes já fizeram jogos históricos que estão na memória de todos os apreciadores do futsal. Desta vez, não será diferente e a expectativa é um grande jogo", observou o comandante do Timão, que terá todos os jogadores à sua disposição.

Os times são velhos conhecidos e já se enfrentaram por inúmeras vezes. Em 2010, as agremiações duelaram na final da Taça Brasil de Clubes e o Timão sagrou-se campeão. Porém, em 2011, as equipes mediram forças na semifinal da Liga Futsal, e os gaúchos levaram a melhor.

Os jogadores do Timão convocam a Fiel Torcida para prestigiar o futsal nas arquibancadas do ginásio. A entrada é gratuita.

Leandro Castán, exaltar o grupo por solidez na defesa.

A defesa do Corinthians é o grande destaque da equipe nesta temporada. Com apenas dez gols sofridos em 16 jogos, o setor é, disparado o melhor retrospecto no Campeonato Paulista. Porém a marca conquistada, não ilude Leandro Castán, que prefere exaltar a solidez do time como um todo.

– O Corinthians se planejou como time, por isso chegou onde chegou. É importante para nós, da defesa, não tomarmos gols, mas todo mundo é responsável por isso – argumentou Leandro Castán, titular absoluto e dono da faixa de capitão alvinegra por algumas vezes.

O revezamento entre o time reserva e o titular entre o Paulistão e a competição continental vem dando certo, mas Castán se manteve entre os 11 que entraram em campo.

– Minha vontade é de jogar, sempre. O Campeonato Paulista também é muito importante, queremos sempre superar nossos rivais. Não podemos pensar na Libertadores com exclusividade, de outro jeito. É só o Tite me chamar que eu jogo – afirmou.

A fase, de fato, é especial? Além do tropeço na Baixada derrota por 1 a 0, o Timão perdeu apenas um amistoso para a Portuguesa, também pelo placar mínimo, em janeiro.

– O grupo vive momento especial. Manteve os grandes jogadores que já tinha, trouxe reforços de qualidade e montou um grupo muito forte. Basta ter foco, que vamos longe – resumiu Castán.

Edema tira o lateral Alessandro do próximos jogos.

Alessandro retornava à equipe depois de sete partidas de ausência, mas voltou a sentir dores na coxa esquerda e deixou o campo aos 15 minutos do segundo tempo. O jogador passou por exames na manhã desta sexta e o resultado não foi nada animador: o ala está vetado para os próximos dois jogos do Corinthians.
– O Alessandro teve um edema na mesma coxa que machucou anteriormente. É uma lesão muito pequena, não chega a ser grave. Na semana que vem, ele estará fora dos treinos do campo para fazer tratamento. Vamos acompanhar a evolução – disse o médico do clube, Julio Stancati.

O lateral não atuava desde o dia 29 de fevereiro, contra o Catanduvense e de olho no duelo contra o Nacional-PAR, pela Libertadores, no dia próximo dia 11, Alessandro já faz tratamento no departamento médico corintiano. Até por isso, o jogador já está vetado para os próximos  duelos.

– Ainda temos tempo para esse jogo. É possível que até lá, o Alessandro esteja liberado – disse Julio Stancati.
Sem o titular da posição, Tite tem duas opções para ocupar o setor: manter o improvisado volante Edenílson, que recebeu muitos elogios pelo desempenho na nova função, ou colocar Weldinho, reserva imediato.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Julio Cesar conta que Zizao já aprendeu a falar 'todas as besteiras em chinês, português, inglês.

Zizao está cada vez mais adaptado à cidade de São Paulo e ao Corinthians. Muito assediado durante lançamento do livro do pentacampeonato nacional do Timão, "Chiu" como gosta de ser chamado, agradeceu a recepção dos companheiros de clube

– Todos no Corinthians são muito amigos. Fui bem recebido e gostei aqui de São Paulo. É diferente da China, mas também tem semelhanças – afirmou.

Embora já saiba alguns termos técnicos, necessários para entrar em campo, como os avisos de “ladrão” e “toca a bola”, Zizao pouco sabe sobre os rivais do Corinthians. Questionado sobre qual rival gostaria de derrotar marcando um gol, entre Palmeiras, São Paulo e Santos, o chinês hesitou bastante, coçou a cabeça e desconversou.

– Eu só quero marcar gols. Quero jogar logo e fazer gols pelo Corinthians – resumiu.

O goleiro Julio Cesar, disse que o "TIO" aprendeu varias palavras para ser utilizada em clássicos, e que a primeira coisa que os jogadores fizeram foi ensiná-lo a se defender verbalmente dos adversários.

– Tudo de besteira que você imaginar já ensinaram para ele. Aprendeu rapidinho, já está sabendo muito bem coisas desse tipo, em português, inglês, chinês... – brincou.

Corinthians é destaque na Libertadores em estatística de público e renda.

De acordo com levantamento feito pelo economista Vinicius Paiva, responsável pelo blog Teoria dos Jogos, hospedado no Globoesporte.com, o Corinthians é o grande destaque entre os clubes brasileiros nas estatísticas de público e renda nos jogos realizados pela Copa Santander Libertadores até aqui. O Timão é líder de público pagante médio, de renda média e, mesmo mandando os seus jogos no estádio de maior capacidade entre as seis equipes, também está entre os primeiros no índice de ocupação. Confira o estudo completo:

Estatísticas – Libertadores 2012
Apresentamos agora dados de renda e público da Copa Santander Libertadores 2012, num levantamento exclusivo que contempla estatísticas auxiliares – como ticket médio e índice de ocupação dos estádios – de modo a melhor analisarmos os números de clubes e torcidas.

Público pagante médio
Corinthians: 29.587 (2 jogos)
Flamengo: 28.887 (3 jogos)
Internacional: 24.873 (3 jogos)
Fluminense: 23.233 (2 jogos)
Santos: 19.443 (2 jogos)
Vasco: 12.712 (3 jogos)

Trata-se de um levantamento muitas vezes falho por não contemplar a diferença na capacidade dos estádios – Santos e Vasco saem atrás, jogando em caldeirões mais acanhados. Neste sentido, o Peixe inflou seus números ao mandar a partida contra o Juan Aurich no Pacaembu, ontem à noite. Ressalta-se que o Vasco já completou sua cota (três jogos em São Januário). Flamengo e Internacional também se apresentaram três vezes em seus domínios, mas a conta inclui um jogo válido pela Pré-Libertadores.
Renda média
Corinthians: R$ 1.859.521,25
Flamengo: R$ 800.184,33
Internacional: R$ 796.341,67
Fluminense: R$ 718.035,00
Santos: R$ 635.875,00
Vasco: R$ 611.961,67

Neste quesito, não tem pra ninguém. A torcida corintiana demonstra que seu poder de compra – aliado ao imenso fascínio pela competição – faz com que o clube descole dos padrões brasileiros. O segundo a mais arrecadar (Flamengo) o faz com cerca de R$ 1 milhão a menos que a Fiel, em média.

Ticket Médio
Corinthians: R$ 62,85
Vasco: R$ 48,14
Santos: R$ 32,70
Internacional: R$ 32,02
Fluminense: R$ 30,91
Flamengo: R$ 27,70

Renda dividida por público é igual a ticket. E considerando seu nível de receitas, o Corinthians não ficaria fora da ponta nesta estatística. Seus R$ 62 no preço médio dos ingressos são cerca de 30% superiores ao segundo colocado, Vasco. A propósito, o cruzmaltino também faz bonito neste departamento. Aproveitando da escassez de assentos, a diretoria vascaína elevou o valor dos ingressos, recebendo boa resposta por parte da torcida – que há mais de dez anos não jogava a competição continental.

Índice de ocupação dos estádios (%)
Santos: Vila Belmiro/Pacaembu - 84% (99% Vila e 68% Pacaembu)
Flamengo: Engenhão - 78%
Corinthians: Pacaembu - 77%
Vasco: São Januário - 70%
Internacional: Beira-Rio - 67%
Fluminense: Engenhão - 62%
Considerando-se o seguinte número máximo de ingressos disponíveis: Pacaembu – 38.000; Beira-Rio – 37.000; Engenhão – 37.000; São Januário – 18.000; Vila Belmiro – 12.800.

Por último, uma interessante estatística que pode demonstrar o nível de coesão em torno de uma campanha. Se o estádio for pequeno, é imperativo que grandes torcidas tenham demanda suficiente para lotá-lo. A não ser que – e aí entra outro fator desta análise – o nível de preços esteja lá em cima. É o que acontece com o Vasco, jogando no segundo estádio de menor capacidade da lista. E com o Corinthians, ainda que o Pacaembu seja a maior arena utilizada na competição.

O Jovem goleiro Matheus, ainda cobra sua medalha de campeão da copa são paulo.


Goleiro titular do Corinthians na Copa São Paulo de Juniores, o jovem Matheus Caldeira voltou a falar do polêmico episódio vivido na final da competição. Destaque na campanha do título alvinegro, o jogador ficou sem a medalha de ouro, “embolsada” na cerimônia de premiação pelo atual presidente da CBF, José Maria Marin.
Dois meses após o caso, Matheus ainda não recebeu o símbolo da vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, que deu ao Timão o octacampeonato da Copinha.

– Se eu falar que não me deram ainda, você acredita? Eu tenho uma em casa, mas é de um amigo meu, do grupo. Para mim é algo simbólico, não faz diferença. Ele (Marin) errou e sabe disso. A CBF me procurou para me convocar às seleções de base e não falaram nada também – afirmou, demonstrando ressentimento.

Na época, a Federação Paulista de Futebol soltou nota dizendo que Marin já ficaria com a medalha, como um "presente" - versão reiterada pelo próprio dirigente. No último dia 12, ao assumir a presidência da CBF, Marin chegou a se irritar com a polêmica.

Bastante assediado em sua passagem pela noite de autógrafos do fotógrafo do Corinthians, Daniel Augusto Júnior, que “relançou” seu livro “Pentacampeão”, na noite desta quinta-feira, Matheus disse estar feliz no clube, já treinando entre os profissionais.

– Eu subi depois da Copa São Paulo e estou treinando. Agora é só esperar. Temos três goleiros de qualidade por lá, que são o Julio, o Danilo e o Cássio. Não dá pra ter previsão de estreia, nem nada.

Leandro Castán - Deveríamos ter caprichado mais para estar na liderança.

Leandro Castán admitiu que vê com certo pessimismo a possibilidade de terminar a primeira fase na liderança da competição. Enquanto o Timão ainda encara Oeste (fora), Paulista (em casa) e Ponte Preta (fora), o Tricolor paulista tem pela frente a Bruxa (em casa), o Ituano (fora), o Mogi Mirim (em casa) e o Linense (fora).
- Nem assisto o jogo. Nós não precisamos secar ninguém, temos de fazer nosso trabalho. Poderíamos ter caprichado mais para estar na liderança. Acho que daqui para frente vai ser difícil. Ela vai ficar com o São Paulo, pelos três jogos que tem. Mas se vacilarem, vamos tomar deles - garantiu.
Apesar dos oito primeiros se classificarem, e o Timão já ter se garantido nas quartas de final, o clube almeja a primeira posição para, nos jogos finais, ter o direito de decidir em casa.
- No ano passado jogamos na Vila (Belmiro) e perdemos o título. Se fosse no Pacaembu, talvez a história fosse diferente. Mesmo sendo só essa pequena vantagem, ela é considerável. Prefiro decidir o último jogo em casa - explicou, lembrando da derrota por 2 a 1 que deu o título ao Peixe.
Titular na vitória contra o XV de Piracicaba, o camisa 4 mostrou estar disposto a jogar diante do Oeste, domingo, em Presidente Prudente. Mesmo não sendo o seu palco preferido...
- Não gosto muito de jogar em Prudente. É bem quente. Espero que agora que está um pouco frio aqui, também esteja lá. É complicado, o campo é grande e pesado, é longe, mas temos de respeitar, é o mando da equipe deles. Esperamos vencer e ficar na cola do São Paulo até o final. Quero jogar. Estou me sentindo bem e em um grande momento. Quero estar sempre em campo.

O Timão se prepara para lançar uma camisa dourada.

Uma ideia que começou na internet, se espalhou e vai ser aproveitada pela cúpula Corinthiana. O clube se prepara para lançar uma camisa dourada, com estampa em relevo que remete à República Popular do Corinthians, conceito criado pela diretoria de Marketing do Timão. A peça tem feito sucesso nas redes sociais e chamou a atenção de dirigentes do clube.

O modelo, desenhado pelos ‘fiéis’ Diego Germiniani e Rodrigo Viana, é apenas um esboço, mas foi o suficiente para que eles conseguissem uma reunião com a diretoria de Marketing do clube para discutir o lançamento da novidade.

Os torcedores que criaram o novo modelo,deram entrevista à TV Timão e se mostraram empolgados com a ideia comprada pelo Timão. A princípio, a camisa não seria um terceiro uniforme de jogo, e sim um artigo do clube, com nenhuma relação com a Nike, atual fornecedora de material esportivo.

- Eu montei a camisa no photoshop (programa de imagens) e passei a ideia para o Diego. O pessoal na internet também ajudou a dar ideias. Usamos o dourado e colocamos o símbolo da República Popular do Corinthians como marca d´água - explicou Rodrigo, ao canal oficial do clube.

Em final de contrato com a Hypermarcas, o Corinthians aguarda fechar com um novo patrocínio nos próximos meses. Depois disso, a Nike fará os novos uniformes para o restante da temporada 2012. Atualmente, o clube negocia com a montadora de carros sul-coerana Hyundai.
Nos últimos anos o Timão inventou moda na confecção de terceiras camisas. Além dos famosos uniformes roxos, foram usada a cor grená e cinza.

Leandro Castán, brinca sobre o possível acerto do clube com a montadora sul-coreana .

Leandro Castán gostou da notícia publicada de que, caso a Hyundai acerte com o Corinthians, os atletas ganharão dois veículos da marca (um sport e uma perua, a escolher) “por empréstimo”. A ideia é que sejam vistos em público com veículos da marca, tendo a obrigatoriedade de irem com eles, principalmente, ao CT.

– Se eu aceitaria? Na boa! Se fechar mesmo...Vai ser só para vir treinar...Na Europa é assim também, não é? Ainda vou pedir um Azera igual ao do Willian, que acabou de comprar. Vou falar, e aí, quanto você pagou mesmo? Ganhei de graça (risos) – brincou, em conversa com a imprensa após entrevista coletiva concedida, no CT.

O clube ainda espera o término do Paulistão para oficializar o fim do contrato com a Hypermarcas. Inicialmente, a pedida para a montadora sul-coreana foi de R$ 30 milhões/ano para o patrocínio máster, mas pessoas próximas ao presidente Mário Gobbi falam em valor próximo a R$ 50 milhões/ano.

Se for nesse valor, o acerto com a Hyundai garante ao clube, pelo quinto ano consecutivo, o maior patrocínio de camisas do futebol brasileiro. Vale lembrar que a escola de idiomas Fisk já tem acordo até o fim do ano pela barra da camisa, por R$ 9 milhões. Ou seja, caso não haja reviravolta no acordo com a Hyundai, o clube teria uma arrecadação de R$ 59 milhões em 2012.

Alex está fora do jogo contra o Oeste.

A lesão na coxa direita do meia ainda não esta curada, portanto Alex, está fora do jogo de domingo contra o Oeste.
Ausente nas duas últimas partidas do Corinthians realizou trabalhos físicos nesta quinta-feira à tarde, no CT Joaquim Grava, mas não vai ser relacionado para o jogo.

O camisa 12 do Timão fez exercícios sob supervisão do preparador Fábio Mahseredjian. No entanto, como ainda está na transição da fisioterapia para os trabalhos no campo, ele não voltará à equipe no duelo deste domingo, diante do Oeste, em Presidente Prudente.

Outro que ainda não deve ter condição de jogo é o atacante Jorge Henrique. Nesta quinta, ele ficou na academia para tratar de dores na coxa esquerda.

Já a maioria dos titulares fez um treino técnico com bola. Julio Cesar, Chicão, Fábio Santos, Paulinho, Danilo e Liedson, todos ausentes no duelo contra o XV de Piracicaba, trabalharam no campo do CT. No entanto, a escalação para o jogo diante do Oeste ainda não está confirmada.

Incomodado, Willian promete voltar a ser titular.

Nesta quarta-feira, na vitória sobre o XV de Piracicaba, Willian ficou na reserva. Incomodado, o atacante foi claro: a única solução é continuar trabalhando e mostrando serviço ao técnico Tite.

– Ninguém gosta de ficar no banco, mas em nenhum momento vou deixar de trabalhar. Todo mundo conhece minha índole, sempre procurei meu espaço com respeito e é sempre assim que eu vou fazer. Desanimar, abaixar a cabeça, podem ter certeza que isso não vai acontecer – assegurou o atacante.

Diante do XV, no Pacaembu, Willian entrou apenas aos 27 minutos do segundo tempo, no lugar de Douglas, em um de seus primeiros lances, deixou Ramírez na cara do gol. O peruano, porém, desperdiçou a chance de ampliar a vantagem do Timão.

– Claro que em alguns momentos não estamos bem. Futebol tem dessas coisas. Às vezes, você não consegue render e procura espaço. O treinador opta por outro jogador e você tem de correr atrás. Tenho um suporte muito bom da minha família e dos meus companheiros, quero retomar meu espaço para agradar ao torcedor. O Tite é bem aberto, procuro fazer o que ele pede – continuou.

Domingo, o Corinthians enfrenta o Oeste, em Presidente Prudente. Com a suspensão do atacante Elton, que recebeu o terceiro cartão amarelo, Willian pode ganhar uma nova chance entre os titulares. Para o Chefe, sua atuação nesta quarta foi positiva.

– Técnico avalia desempenho. Na função dele, o Gilsinho vinha entrando bem, fez gol contra o Comercial, incendiou o jogo. Ele (Willian) entrou bem contra o XV. Pedi para jogar em cima dele. É com desempenho que o atleta reconstrói o bom momento – justificou.

É preciso ter calma com o meia Douglas.

Tite pede muita calma em relação ao meia Douglas. Depois da discreta atuação na vitória sobre o XV de Piracicaba.

- É preciso ter calma com o atleta. Ele é um campeão, tem histórico no Corinthians e qualidade comprovada. Falei isso em relação ao Alex também. Tem de ter calma - afirmou.

Douglas chegou ao Corinthians comprado ao Grêmio por R$ 3 milhões, maior investimento do clube na temporada. Sua condição física, porém, não era das melhores. Acima do peso e sem ritmo, ele precisou de um trabalho específico para tentar recuperar a forma, mas ainda não engrenou.

Alessandro está fora contra o Oeste.

O lateral-direito Alessandro voltou a sentir dores na coxa esquerda e pode desfalcar o Timão por mais um longo período.
O atleta será reavaliado pelo médico do clube na reapresentação do elenco, nesta sexta-feira, no CT Joaquim Grava, mas a comissão técnica já descarta a possibilidade do lateral está fora da partida diante do Oeste, domingo, em Presidente Prudente.

– Foi no mesmo local. Eu sei a dor que o atleta sente. Vi quando ele sentiu. Ele foi arrancar e parou. Eu perguntei: “O que foi, Alessandro?”. Ele abaixou a cabeça e vi que era a perna – contou o técnico Tite.

Alessandro não atuava desde o dia 29 de fevereiro, contra o Catanduvense, também na capital paulista – foram sete rodadas de ausência entre estadual e Libertadores. O jogador já vinha treinando com bola havia uma semana, mas não se sentia confortável fisicamente para retornar.
Sem o titular da posição, Tite tem duas opções para ocupar o setor: manter o improvisado volante Edenílson, que recebeu muitos elogios pelo desempenho na nova função, ou colocar Weldinho, reserva imediato.

Corintiano Ramon explica golaço.

Concorrente de Fábio Santos, O lateral esquerdo Ramon fez um golaço na vitória do Timão por 1 a 0 sobre o XV de Piracicaba.

– Antecipei a bola do lateral, vi um corredor aberto, fui para cima e acertei um bom chute cruzado – afirmou o jogador.

Ramon explica a comemoração que a torcida do Timão começa a se familiariza.

– Foi para o filho ou para a filha, não sei ainda. Essa criança está vindo para abençoar minha vida. Estou cada vez mais feliz. 

Apesar do gol de Ramon, o Corinthians teve problemas para construir a vitória. O Timão fez uma primeira etapa ruim e só conseguiu alívio ao abrir o placar logo no primeiro minuto da etapa final.

– No primeiro tempo sofremos um chute apenas e criamos bastante. Claro que não temos o mesmo padrão de jogo do time titular, mas a vontade acabou prevalecendo.

Zizao prestigiou os companheiros no Pacaembu.

Com recuperação prevista somente para o meio do mês de abril, Zizao já até arriscou algumas palavras em português, escalou o Timão e se despediu de uma entrevista falando com um “Vai, Corinthians!”. 
Com a contusão sofrida no ombro, agora o chinês só poderá estrear no Campeonato Brasileiro.
Mesmo em recuperação Chen Zizao prestigiou os companheiros e compareceu ao estádio do Pacaembu na noite desta quarta-feira para assistir à vitória do Corinthians sobre o XV de Piracicaba por 1 a 0, em companhia lado do empresário e de seu tradutor.

Emerson gostou dos três pontos, mas não gostou da partida.


O atacante Emerson, que de destacou pela quantidade de cruzamentos e assistências, admitiu: o Timão não fez bela apresentação diante do Nhô Quim.

– Dá para ser bem melhor, mas vencemos e, por isso, valeu. Não fizemos uma grande partida, não adianta esconder, mas conseguimos os três pontos. Foi bom – avaliou o Sheik.

No frio e diante do menor público do ano, Corinthians vence com belo gol de Ramon.


A intenção de colocar dúvidas na cabeça de Tite pode não ter dado certo para os reservas, mas o Corinthians, pelo menos, assumiu temporariamente a liderança do Campeonato Paulista nesta quarta-feira. Com uma atuação discreta e um golaço do lateral-esquerdo Ramon, o mistão do Timão venceu o XV de Piracicaba por 1 a 0, no Pacaembu, e jogou a responsabilidade para o rival São Paulo.
Das 11 vitórias do Corinthians no Paulistão, foi a nona por apenas um gol de diferença - as "goleadas" foram os 2 a 0 sobre Portuguesa e Guaratinguetá. E os corintianos sabem que o jogo desta quarta valeu mais pelos três pontos do que pela exibição. As inúmeras modificações feitas para dar descanso aos titulares prejudicaram o rendimento corintiano. A leve melhora só apareceu no segundo tempo, quando o time ganhou velocidade e marcou logo no primeiro minuto. Ramon driblou três e chutou forte para garantir o alívio e a ponta da classificação.
O Timão tem 37 pontos, mas ainda pode ser superado. O São Paulo tem 34 e enfrenta o Catanduvense nesta quinta, às 19h30m, em Barueri. Se o Tricolor vencer, os clubes empatariam em pontos, porém, com vantagem são-paulina no saldo de gols (hoje 16 a 12). O Corinthians volta a jogar no domingo, contra o Oeste, às 16h, em Presidente Prudente.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Timão escalado para a partida contra o XV de Piracicaba.

 Tite quer evitar ao máximo os problemas de lesões e, com o aval do departamento médico, tirou de ação quase todos os titulares. Da equipe que venceu o Palmeiras, apenas o zagueiro Leandro Castán, volante Ralf e o atacante Emerson iniciarão o duelo desta quarta-feira. A maior novidade é estreia do goleiro Cássio, contratado do PSV-HOL no início do ano O lateral-direito Alessandro, ausente seis rodadas por causa de uma lesão na coxa esquerda, volta. A formação é a seguinte:


Escalação: Cássio, Alessandro, Marquinhos, Leandro Castán e Ramon; Ralf, Ramírez e Douglas; Emerson, Elton e Gilsinho.


Ação para homenagear o piloto Ayrton Senna.

Na última quarta-feira (21), o Instituto Ayrton Senna lançou uma ação para homenagear o piloto, que completaria 52 anos neste ano. O projeto “Como Senna te inspira?” consiste em pedir aos internautas que gravem vídeos de até 30 segundos com respostas para a pergunta que dá nome à ação. Os participantes publicam suas gravações no Youtube e as enviam através do site www.sennameinspira.com.br

No mesmo dia, a instituição lançou também um selo comemorativo. As ações ficarão no ar até o dia 30 de abril.

A Gaviões da Fiel, divulgou nota oficial sobre os incidentes antes e após o clássico contra o Palmeiras, no último domingo..

A Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, divulgou na tarde desta quarta-feira nota oficial sobre os incidentes antes e após o clássico contra o Palmeiras, no último domingo.

Confira a nota na íntegra:
Indiscutivelmente, lamentáveis os fatos ocorridos. As diversas imagens veiculadas – Briga na Avenida Inajar de Souza; Polícia reprimindo torcedores do lado externo do Pacaembu; e briga entre torcedores na arquibancada verde – foram fatos distintos, mas que a intolerância imperou em todos eles.
O rico histórico da entidade dos Gaviões da Fiel na sociedade paulistana e brasileira, desde nossa fundação, de nossas contribuições na luta contra a ditadura, a favor das Diretas Já ou até nos trabalhos sociais e culturais, em que mostramos os bons valores dos Gaviões. Porém, é importante ressaltar que nenhuma benfeitoria justificará tais atos de violência.
Neste domingo, a diretoria dos Gaviões, como sempre, organizou seus mais de quarenta coletivos, tanto da capital como do interior com uma única orientação: ir para a sede da torcida, concentrar-se, participando das festividades e seguir para o jogo com a escolta da Polícia Militar, assim como o combinado no Plano de Ação Preventivo.
Nós, não somos responsáveis pelos atos de domingo. Se corinthianos acreditam que a forma de viver a vida e o futebol são aquelas, nós ressaltamos que estes, estão fazendo um mau uso do livre arbítrio e prejudicando a entidade. A maneira de viver e de ser Gaviões é outra. O verdadeiro Gavião vai ao estádio para torcer e jogar com o Corinthians nas arquibancadas. Essa é nossa essência e o nosso objetivo, ir aos estádios. Temos muitos sócios, a torcida corinthiana é grande e, infelizmente, uma minoria realiza este tipo de ação. Abriu-se inquérito policial sobre o ocorrido e, caso seja comprovado à participação de algum membro dos Gaviões, será imediatamente expulso de nosso quadro associativo.
Além de expulsarmos, continuaremos contribuindo com o Plano de Ação em vigência, temos propostas para contribuir nas melhorias, mas infelizmente, o direito de nossa participação, como garantido no Estatuto do Torcedor, é limitado. Acontecem fatos lamentáveis entre torcedores e caímos na descriminação novamente, regredindo em todos os trabalhos.
Muito é dito sobre a melhoria quanto à redução de atos violentos nas imediações dos estádios. Fruto de um conjunto de ações que também contribuímos. Muito é dito também que os problemas são os trajetos, nos meios de transportes, distante do estádio e afirmamos que a deficiência é neste ponto. Eis a parte do Plano de Ação que deve ser aperfeiçoado e com muita participação e comprometimento das torcidas organizadas.
O conhecimento da organização de cada torcida é fundamental para a prevenção dar certo. Nós, dos Gaviões, atuamos em cada coletivo com muitas orientações, buscando o bem estar, mas, nem todos optam ir ao estádio de forma organizada e não podemos nos responsabilizar por eles.
Enxergamos que a violência na sociedade, no Brasil e no mundo está extrapolada. A formação de nossa sociedade brasileira é deformada. Nosso ensino público deficiente, saúde precária, falta de emprego, falta de oportunidade para a maioria, o individualismo, dentre muitas questões que analisamos. Como podem cobrar uma postura perfeita de torcedores e nos responsabilizar por todos?
Temos propostas para melhorias também, mas não somos ouvidos. Nossa entidade sempre foi contra impunidade e a favor das melhorias para o torcedor. Prova disto é que fomos a primeira e única Torcida Organizada a apoiar a formulação e aprovação do Estatuto do Torcedor. Faltava à legislação para acabar com a impunidade que imperava, hoje desejamos que seja aplicada corretamente. As Torcidas Organizadas estão sendo suspensas sem que os casos referidos sejam totalmente apurados, comprovando a culpa da direção das entidades.
Nestes casos lastimáveis, enxergamos certo oportunismo e afirmações caluniosas de quem “apura”. Já denunciamos a Avenida Inajar de Souza como ponto de risco às autoridades. A avenida, usada como acesso de todos os torcedores como caminho único, torna-se um local com alto potencial de risco. Ressaltamos isso muitas vezes. Quando joga dois times grandes da capital, o local torna-se ponto de risco.
Alguns locais de acesso dos torcedores recebem contingentes relevantes, circulam cerca de 200, até 500 torcedores, e poucas viaturas atuam nestes locais em caso de encontro de torcedores, nem sempre conseguem conter o possível conflito. É necessário aperfeiçoar esse plano de organização e estamos dispostos a ajudar.
Em consequência deste fato lamentável, a direção dos Gaviões responderá o inquérito policial aberto. Nesta terça-feira, a Polícia Civil, o DHPP, através do Decradi, cumpriu mandato de busca em nossa sede. Levaram nosso movimento administrativo e nossos computadores para avaliações, pois acreditam que essas brigas são agendadas por internet.
Nos veículos de comunicação, tendenciosamente ou não, informaram que o dinheiro recolhido na busca é de atividade não confirmada. Esclarecemos às autoridades, logo na apreensão, que esta referida quantia trata-se de pagamento que devemos fazer ao Corinthians Paulista dos ingressos do jogo do último domingo. Prática de cada jogo, no qual o Corinthians já comprovou às autoridades, inclusive com documentos.
Nossa direção é comprometida com os bons valores dos Gaviões e do ser humano e, infelizmente, uma minoria nos prejudica. Com torcida ou não, maus torcedores existirão. Os mecanismos existentes precisam funcionar de forma ordenada e não ferir a maioria dos associados das Torcidas que vão aos estádios torcer pelo seu time.