segunda-feira, 21 de maio de 2012

Na Arena do Guerreiro, campeonato dos operários do estádio do Corinthians começou hoje

Depois da primeira rodada do Brasileirão, começa nesta segunda-feira o Brasileirinho, campeonato de futebol dos operários da Arena Corinthians, em Itaquera. A competição conta com 40 equipes, regras rigorosas contra violência e nomes curiosos, algumas vezes inspirados em grandes clubes internacionais.
São os casos do Ruimadrid e do Barcelama, idealizados a partir dos espanhóis Real Madrid e Barcelona. Há também times que se inspiraram na própria obra, como o Grua F.C, o Marteleiros e o Cimento Louco. Tem também um que homenageia o maior artilheiro da história da Copa do Mundo: os Ronaldos.
- No começo tínhamos pensado em colocar nome de clubes, mas aí poderia dar confusão por um não querer jogar com o nome de um time que não gosta. Aí deixamos que os operários escolhessem. Eles são criativos – disse o engenheiro Frederico Barbosa, responsável pela organização do campeonato.


Quadra está pronta para receber o torneio dos operários
Embora seja uma competição amadora, o Brasileirinho tem regras rigorosas contra o jogo violento. Disputado em uma quadra de futebol society, com grama sintética cinza (o verde é proibido por ser do Palmeiras), o torneio cobrará um quilo de alimento não-perecível por cartão amarelo e três por cartão azul.
Aquele que levar um cartão vermelho estará fora a competição. Ao final do campeonato, o alimento arrecadado será doado a alguma instituição de caridade.
- Ainda não definimos as instituições. Pode ser uma, duas ou três. Vamos ver o quanto será arrecadado e na nossa festa de confraternização no final do ano vamos anunciar – explicou Barbosa, mentor das regras.
Os 40 times que disputam o Brasileirinho serão divididos em dois grupos de 20. Em turno único, no sistema de pontos corridos, eles jogam contra os adversários da próprio chave e classificam-se 16. A partir daí são jogos eliminatórios, com o primeiro colocado do grupo 1 encarando o primeiro do grupo 2 e assim por diante.
- A intenção é que os melhores de cada grupo se enfrentem, assim como os piores de cada grupo. Eles vão se matando no início da fase eliminatória – disse Barbosa.


Placa com o nome da quadra que será fixada no alambrado da Arena
A Odebrecht, responsável pela obra da Arena Corinthians, contratou cinco árbitros e cinco mesários para o campeonato. Todos federados. As súmulas das partidas e tabela com os jogos serão divulgadas em um site que ainda será lançado.

Ao final do Brasileirinho, os três primeiros colocados ganharão troféu e medalhas. Haverá também premiação para o melhor goleiro (não necessariamente o menos vazado) e para o mais disciplinado. Nesta segunda-feira, aliás, já terá premiação aos três operários que escolheram o nome da quadra: “Arena do Guerreiro”.
Eles receberão um troféu comemorativo por terem vencido uma eleição contra outros nomes sugeridos pelos operários da Arena Corinthians.


Os 40 times que disputam o Brasileirinho foram divididos em dois grupos de 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário