domingo, 30 de setembro de 2012

Corinthians está escalado para duelo contra o Sport


Daqui a pouco, às 16h, o Corinthians entrará em campo para enfrentar o Sport, no Pacaembu. Para esta partida, o timão terá os desfalques do zagueiro Chicão e do atacante Emerson. Assim, o técnico Tite optou por Wallace e Guerrero no time titular.

Os 11 Mosqueteiros que iniciam a partida deste domingo são: Cássio, Alessandro, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Douglas; Romarinho e Guerrero. O Corinthians ocupa a nona posição do Brasileirão, com 36 pontos.

Retrospecto de Corinthians x Sport


O Corinthians volta a campo neste domingo (30) para enfrentar o Sport, às 16h, no Pacaembu. A partida será a 32ª da história entre as equipes. Nos confrontos até agora, são 13 vitórias do adversário, nove empates e nove vitórias corinthianas.

O primeiro confrontro aconteceu em 12 de maio de 1954, com vitória do Sport por 2 a 0. Nos últimos jogos, o equilíbrio prevaleceu. Em 2009, o Corinthians venceu por 4 a 3 no Pacaembu, pelo primeiro turno do Brasileirão.

Já no segundo turno do mesmo ano, o adversário fez 2 a 0 na Ilha do Retiro. Nesta temporada, também em partida válida pelo Brasileirão, o Timão voltou de Pernambuco com um empate em 1 a 1.

No Brasileirão

Dos 31 jogos contra o Sport Clube do Recife, 26 ocorreram pelo Campeonato Brasileiro. Foram sete vitórias, oito empates e 11 derrotas até o momento. A primeira partida aconteceu em 18 de setembro de 1971, com vitória do Corinthians por 1 a 0. O gol foi marcado pelo meia Rivelino nos instantes finais da partida.

O Corinthians começa a se movimentar para reforçar o elenco visando à temporada 2013

Por enquanto, a diretoria garante que apenas observa as opções no mercado, mas, aos poucos, o Corinthians começa a se movimentar para reforçar o elenco visando à temporada 2013. Com o Mundial de Clubes marcado para dezembro, no Japão, o Timão foi obrigado a antecipar o planejamento do próximo ano. No alvo da comissão técnica e da cúpula do departamento de futebol estão um zagueiro, um lateral-esquerdo e outro centroavante.

O nível de um novo defensor dependerá do rendimento de Anderson Polga. O pentacampeão assinou contrato somente até o dia 31 de dezembro e precisa do aval do técnico Tite para renovar. Caso ele tenha um bom desempenho, a diretoria optará por contratar um zagueiro mais jovem. Se o veterano de 33 anos não agradar, a caça será por um atleta mais badalado.

A preocupação com a zaga está principalmente em Paulo André. Titular ao lado de Chicão desde a saída de Leandro Castán para o Roma, o jogador tem constantes problemas físicos e deixa o corpo clínico em alerta. Polga e Wallace são os reservas, enquanto Antônio Carlos e Felipe quase não foram utilizados e devem ser emprestados no fim do ano.

Alguns nomes já começam a rondar o CT Joaquim Grava, como o do chileno Rojas, capitão do Universidad de Chile. O Timão chegou a negociar com ele em julho, mas o clube de Santiago não aceitou a oferta feita, contrariando o desejo do jogador de jogar no Brasil. Mauro da Silva, observador do clube paulista, esteve na capital chilena recentemente para vê-lo de perto.

Outro ponto favorável é que Rojas também atua como lateral-esquerdo, posição carente no elenco. Além do titular Fábio Santos, Tite conta com o garoto Denner e o recém-chegado Chiquinho, que não convenceram até o momento. Ramon, emprestado ao Flamengo após a Libertadores, dificilmente fará parte do grupo corintiano novamente. A tendência é de que seja vendido ou emprestado mais uma vez.

O Corinthians procura também um centroavante para fazer sombra a Paolo Guerrero. Novamente, o desejo passa por encontrar um jogador que venha se destacando no futebol brasileiro sem a necessidade de ser feito grande investimento. No entanto, os dirigentes não descartam recorrer ao futebol europeu, como aconteceu no caso do peruano.

– Seria interessante – resumiu Tite sobre a vontade de ter mais um camisa 9 no grupo.
Os seis gols marcados por Elton na Série B do Brasileirão não serão suficientes para fazê-lo voltar após o empréstimo ao Vitória. Técnico e diretoria não gostaram do rendimento e do comportamento do jogador no período em que esteve no clube. As chances de permanecer são remotas. Douglas Tanque, campeão da última edição da Copa São Paulo, também não deve ser aproveitado quando o empréstimo ao Ipatinga-MG acabar.

Pensando no planejamento , Tite e diretoria querem renovar o contrato do técnico o mais rápido possível.

O técnico Tite não quer esperar até o Mundial de Clubes para discutir a renovação de seu contrato com o Corinthians. Em sintonia com o planejamento já exposto pela diretoria, o treinador manifesta a intenção de conversar melhor sobre sua permanência no cargo assim que o clube atingir a zona de conforto no Campeonato Brasileiro.

"Estou tranquilo, porque o Corinthians escolhe as pessoas para comandá-lo. Só pelo convite do clube já fico orgulhoso. Claro que é só uma questão de ajuste, não vai ter problema maior. A intenção da direção e a minha é já encaminhar as coisas. 

Depois de chegarmos aos 45 pontos, teremos tempo para ajustar alguns detalhes, inclusive este", afirmou. Tite tem contrato apenas até dezembro no Corinthians, mas a cúpula do clube é unânime em defender a permanência do treinador em 2013. 

O presidente Mário Gobbi afirmou publicamente que pretende renovar o vínculo, assim como o vice Luis Paulo Rosenberg manifestou seu apoio ao treinador, apesar de o comandante ainda não ter escalado o chinês Zizao, que é uma aposta do dirigente.

As tratativas preliminares já começaram, mas os integrantes do departamento de futebol explicam internamente que não adianta tentar aprofundar a negociação neste momento, pois Tite está muito concentrado na busca pelos 45 pontos, que é o limite estabelecido pelo clube como área de conforto no Brasileiro (atualmente, o time possui 36). Os diretores querem fechar o acordo quando o time chegar ao objetivo, provavelmente em outubro.

Apesar do interesse dos dois lados, não há garantia de que a conversa será rápida. Quando renovou no ano passado com o treinador, o Corinthians teve uma longa negociação com o empresário do técnico, Gilmar Veloz, pois havia divergências salariais. Mesmo assim, o acordo foi firmado sem traumas.

Tite iniciou a atual passagem pelo Corinthians em 2010 e, desde então, suportou traumas como a eliminação na pré-Libertadores, contra o Tolima, mas compensou com o título do Campeonato Brasileiro do ano passado e com a inédita conquista invicta do torneio continental desta temporada.

A ideia da diretoria é aproveitar as opiniões do técnico para formar também o elenco para 2013. O clube quer encaminhar logo acordos com vistas ao ano que vem, pois toda a cúpula do clube estará no Japão em dezembro, período geralmente usado para contratações.

O desempenho do zagueiro Anderson Polga surpreendeu até mesmo quem bancou sua vinda.

A desconfiança em torno do desempenho de Anderson Polga já não existe mais na cabeça dos membros da comissão técnica do Corinthians que, após três semanas, já o vê em condições de permanecer no elenco após o período de teste, que terminará no dia 31 de dezembro.

O desempenho do experiente zagueiro nos treinos surpreendeu até mesmo quem acreditou e bancou sua vinda. Neste caso Tite, que evita elogiá-lo tanto por conta do seu empresário. Nem o treinador corintiano imaginava vê-lo em condições tão boas como Polga demonstrou desde que chegou.

Bom posicionamento, visão tática dos lances ofensivos adversários, orientação aos homens de meio de campo e dedicação fora de campo com horários e os exercícios pedidos pela comissão técnica foram os principais fatores para que a desconfiança se transformasse em esperança.

Sua chegada, devido ao momento, causou espanto no início do mês. E não era por acaso. O jogador estava sem clube desde que foi liberado pelo Sporting (POR) e vinculou seus direitos federativos ao São José (RS) justamente para poder se transferir para outro clube brasileiro após o fechamento da janela internacional.

Pessoas próximas ao técnico Tite, que já analisaram Anderson Polga como uma sombra para os três principais zagueiros do elenco (Chicão, Paulo André e Wallace). Neste momento, a diretoria nem cogita a busca por mais um zagueiro, pois aguarda apenas a confirmação nas partidas do seu desempenho durante as atividades técnicas e táticas.

A estreia do zagueiro, de 33 anos, ainda não será contra o Sport, neste domingo, às 16h, no Pacaembu. Pelo menos, como titular. Tudo porque Wallace teve seu julgamento adiado no STJD na tarde de sexta. Já Paulo André, que vinha sentindo dores, treinou e foi confirmado no time neste sábado.

Polga foi campeão com a Seleção em 2002, no Mundial da Coreia e do Japão. Ele iniciou a carreira no Grêmio e conquistou a Copa do Brasil de 2001, além dos Campeonatos Gaúchos de 99 e 2001 pelo clube tricolor.
Fonte:

sábado, 29 de setembro de 2012

Planejamento do Corinthians prevê descanso até para o técnico Tite assim que alcançar a zona de conforto.


Para esfriar a cabeça após a disputa de três competições e chegar inteiro ao novo sonho de consumo alvinegro, o Mundial de Clubes, o técnico Tite também terá alguns momentos de relaxamento.

– Talvez, a direção me dê uma refrescada depois que chegarmos à zona de segurança. Uns dois ou três dias. Eu fico pilhado. Não consigo ver meus atletas ali. Eu assumo a responsabilidade junto – disse o treinador, sorrindo.

A folga de Tite não está tão longe de ser concedida. Nas contas da comissão técnica, o Timão precisa de mais nove pontos para não correr riscos de rebaixamento. A equipe está na oitava colocação do Brasileirão, com 36 pontos, e precisa atingir 45 para pensar somente no Mundial. Neste domingo, o adversário é o Sport, no Pacaembu.

Alguns atletas já tiveram o benefício. Na semana passada, o lateral-esquerdo Fábio Santos e o meia Danilo, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, ganharam o fim de semana. Agora, foi a vez de Emerson. Suspenso pelo STJD, ele foi liberado na quinta-feira e só voltará a treinar na segunda.

Mais do que alguns dias sem comparecer ao CT Joaquim Grava, Tite ressalta a necessidade de os atletas relaxarem ao máximo para, em seguida, voltarem às atividades. O treinador quer a equipe titular atuando em “nível Mundial” nas últimas cinco rodadas do Brasileirão.

– É uma retirada do ar. Isso vai trazer benefícios depois. É o elástico. Você diminui agora para esticar depois – ressaltou.

Tite, aliás, mostrou que vem precisando de um pouco de paz. O técnico disse que o trabalho no torneio nacional vem sendo mais difícil de ser realizado do que durante a Libertadores, grande sonho do clube para a temporada. Azar da família.
– Minha esposa diz que estou mais bravo agora do que na Libertadores. Mas era fácil na Libertadores, todo mundo pilhado para ganhar. Agora o treinador tem de dar pau (risos). 

Jorge Henrique voltou a sentir dores no músculo adutor da coxa direita e desfalcar o Corinthians na partida contra o Sport.

O atacante Jorge Henrique vai desfalcar o Corinthians na partida contra o Sport, domingo, às 16h, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. O jogador voltou a sentir dores no músculo adutor da coxa direita e não conseguiu se recuperar a tempo de ser relacionado. O técnico Tite convocou 18 atletas para o confronto diante dos pernambucanos.

Jorge Henrique já havia se ausentado de sete partidas em virtude do mesmo problema e, por isso, ainda não tinha retomado a posição de titular. Ele será reavaliado pelo departamento médico no início da próxima semana para saber qual a gravidade do desconforto.

Sem ele e Emerson, suspenso pelo STJD, Tite levou apenas três atacantes. Além dos titulares Romarinho e Guerrero, o treinador relacionou o argentino Martinez, que foi titular no empate por 2 a 2 diante do Botafogo, no último domingo, no Engenhão.

Tite não gostou da declaração do jogador Fábio Santos e promete uma reunião com o elenco, para tentar impor a concentração total


O lateral esquerdo Fábio Santos foi bastante sincero ao admitir que o Corinthians tem uma motivação maior quando enfrenta times da parte de cima da classificação. Mas o técnico Tite não gostou da declaração do jogador e promete uma reunião com o elenco, para tentar impor a concentração total da equipe mesmo em rodadas diante de adversários da parte de baixo.

“Esta entrevista que ele deu vai servir como pauta para a gente avaliar isso tudo. O fogo vai ter que acender de novo, o técnico vai incendiar e fazer a cobrança que sempre tem feito. Vocês não veem lá dentro do vestiário o que o técnico faz”, afirmou.

Tite repete toda semana que tem uma dificuldade maior agora para manter o time motivado, já que o Corinthians não tem pretensões no Campeonato Brasileiro. Segundo o comandante, era muito mais fácil de trabalhar na época de disputa da Libertadores.

“Quando chego em casa, minha mulher até pergunta por que está pior agora do que na Libertadores... Naquela época, o cara já vinha a milhão, era mais fácil. Agora, o treinador tem de dar pau, cobrar e exigir para incendiar de novo”, acrescentou.

Neste domingo, o Corinthians enfrentará justamente uma equipe da parte de baixo da classificação, o Sport, que ocupa a zona de rebaixamento. Recentemente, o Alvinegro titubeou contra times mais frágeis, como Figueirense e Atlético-GO, mas se impôs diante dos postulantes ao título: Atlético-MG e Grêmio.

Paulo André se recupera e adia estréia de Anderson Polga como titular.

O zagueiro Anderson Polga não será mais o titular da zaga corintiana na partida deste domingo, contra o Sport, no Pacaembu. Titular da posição, Paulo André conseguiu reunir condições de jogo e foi confirmado pelo técnico Tite na equipe principal. O atleta trabalhou normalmente neste sábado e não será problema para o confronto ante os pernambucanos.

Paulo André se ausentou das atividades comandadas por Tite na última sexta-feira. O atleta reclamava de uma pancada sentida no empate por 2 a 2 com o Botafogo, no último domingo, e não tinha recebido o aval dos médicos para desempenhar as suas funções. Contudo, a evolução do quadro clínico do jogador antes do treino fez com que a sua participação fosse confirmada no confronto do fim de semana.

Desta forma, o experiente Anderson Polga continuará aguardando a sua primeira oportunidade para entrar em campo com a camisa do Corinthians. O atleta foi contratado para compor o elenco nesta reta final do Brasileiro e ainda não recebeu nenhuma chance de mostrar o seu futebol na equipe principal. A tendência é que o defensor apareça no banco de reservas para servir como opção no segundo tempo da partida.

O Corinthians é o oitavo colocado no Campeonato Brasileiro e soma 36 pontos até o momento. Para esta rodada da competição nacional, o clube contará com o retorno de Danilo e Fábio Santos, que estavam suspensos no empate diante dos botafoguenses. Desta forma, o time titular escalado por Tite será formado por Cássio; Alessandro, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo, Douglas e Romarinho; Guerrero.

Tite irritado, porque a promotoria mudou o artigo no qual Wallace foi indiciado. Com isso, a pena que não passaria de três jogos, agora pode ser de até 12.

O técnico Tite ganhou nesta sexta-feira a garantia de que poderá escalar o zagueiro Wallace na partida de domingo, às 16h, diante do Sport, no Pacaembu. Isso porque o defensor, que seria julgado nesta sexta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), teve sua audiência adiada.

Mas isso não necessariamente é uma boa notícia para o Corinthians. O adiamento aconteceu porque a promotoria mudou o artigo no qual Wallace foi indiciado. Com isso, a pena que não passaria de três jogos, agora pode ser de até 12.

Wallace será julgado porque as câmeras da televisão flagraram ele pisando em Barcos no clássico contra o Palmeiras. Tite prefere não dizer se o corintiano merece ser punido - "vou deixar para as pessoas julgarem" -, mas reclama que a punição a partir de vídeos dos jogos acaba sendo tendenciosa.

"A estranheza que eu tenho é que não olham todos os lances do jogo. O Wallace também foi pisado. Vejam de todos. Que se veja (o pisão) do Barcos, veja do Wallace, veja do Antonio e faça igual a todo o mundo", reclamou ele. "Não busco que as pessoas sejam infalíveis, só busco critério e critério dá para gente olhar."

O treinador também confirmou o time do Corinthians para pegar o Sport com: Cássio; Alessandro, Wallace, Paulo André (Polga) e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas e Danilo; Romarinho e Guerrero..

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

BNDES não liberou até agora nenhuma parcela do empréstimo, para a construção do estádio, com isso obras da Arena Corinthians pode ser paralisadas.

O BNDES aprovou em julho um financiamento de R$ 400 milhões para a construção da Arena Corinthians, em São Paulo. Quase três meses depois, entretanto, nenhuma parte desse valor chegou até a obra por falta das garantias exigidas no contrato do empréstimo. O estádio, que será entregue ao Corinthians, foi escolhido para o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014.

O BB ficará responsável pelo pagamento do empréstimo no BNDES. No entanto, exige que o Corinthians e a Odebrecht apresentem garantias de pagamento do crédito antes que ele assuma esse compromisso e repasse o dinheiro.

Geralmente, operações desse tipo levam cerca de um mês para serem concretizadas depois que o BNDES anuncia a aprovação do crédito. No caso do Itaquerão, as dificuldades com os ajustes financeiros do empréstimo já retardaram a liberação do dinheiro em quase dois meses.

A construção da Arena foi orçada em R$ 820 milhões. Contudo, toda a preparação do estádio para a Copa deve elevar o custo da obra para até R$ 1 bilhão já que estruturas temporárias (restaurantes, elevadores, assentos móveis etc) não constam do orçamento inicial.

Quase metade de todo esse investimento deve ser pago com o financiamento do BNDES. O restante do dinheiro para a obra deve vir de incentivos fiscais da Prefeitura de São Paulo e de ajuda do governo estadual –ambos os recursos também ainda não foram liberados.

De acordo com a Odebrecht, o andamento das obras precisa dos recursos do BNDES. A empresa já antecipou boa parte do valor do financiamento por conta própria. Agora, admite que precisa do crédito para continuar tocando a construção. “O ritmo das obras está vinculado à disponibilidade desses fundos e à liberação do empréstimo do BNDES.”

Para o Corinthians, o risco maior não diz respeito ao andamento da construção, mas ao seu custo. Se o atraso de prolongar, o valor da obra poderia ser impactado.

Só o fato de o empréstimo do BNDES para o estádio depender do BB já encarece o financiamento. Enquanto outros estádios financiados pelo BNDES assinam contrato diretamente com o banco, o estádio de São Paulo depende da intermediação do BB, que cobra uma “comissão” por isso. Essa comissão é chamada de spread.

O BB não informa o valor dessa comissão por razões contratuais. Segundo o Corinthians, o banco acrescentará cerca de 0,5 ao juro do empréstimo por intermediar a operação.

Por razões contratuais, o BB também não informa o andamento da liberação do crédito.

Corinthians é o único brasileiro que conta com o serviço de monitoramento de atletas.

O Corinthians usa desde o início do ano um site que o ajuda a monitorar e filtrar possíveis talentos pelo mundo. O programa se chama Wyscout, é desenvolvido por uma empresa italiana e tem como clientes Barcelona, Milan, Inter de Milão, Arsenal, Boca Juniors e outras equipes de ponta.
O clube paulista é o primeiro time brasileiro a utilizar o programa. Reforços gringos do time na atual temporada, os atacantes Juan Martínez e Paolo Guerrero foram “mapeados” no Wyscout antes de serem contratados.
É um programa que faz o monitoramento de milhares de jogadores. É impressionante. Você indica um atleta e conseguimos ter acesso a vídeos dos últimos jogos, médias de vários fundamentos, notas dele dos últimos jogos e outros detalhes. É um acompanhamento importante para completar o trabalho de busca de possíveis reforços”, explicou o gerente de futebol, Edu Gaspar.
Para a utilização do sistema, o Corinthians paga mensalidade de R$ 1.800,00.

O aplicativo Wyscout foi apresentado ao Corinthians pelo próprio Edu Gaspar, que conheceu o programa em contato com profissionais do Arsenal, clube em que atuou como jogador.

O sistema é controlado no clube por Fernando Alves, integrante da comissão técnica de Tite. Ele recebe listas de jogadores a serem analisados, conforme relação feita pelo olheiro do clube, Mauro Silva, e demais integrantes da comissão técnica.
Após refinar a análise de um atleta por meio do aplicativo, a comissão entrega a Tite os dados do jogador. Caso aprovado, o Corinthians vai ao mercado tentar a contratação.
“A gente não usa o programa para sair buscando jogadores. Nós já temos atletas que são interessantes e aí usamos o programa do computador para ter informações diversas dele. Foi o que aconteceu com o Guerrero e o Martínez. Já estávamos de olho neles e fomos ver os dados deles para ter maior precisão nas decisões”, conta Mauro Silva, olheiro do Corinthians.

PROGRAMA FOI CRIADO EM 2004 NA ITÁLIA E CONTA COM 30 FUNCIONÁRIOS

O Wyscout surgiu em 2004 por Matteo Campodonico e Falzetti Simone, na Itália. O primeiro clube a se associar foi o Genoa, em 2005. Atualmente são 200 clubes associados.

Pelo aplicativo, o cliente pode refinar sua busca. Por exemplo, um clube quer um atacante destro de até 25 anos com um valor médio estipulado. O programa seleciona todos os atletas que se encaixam neste perfil. O mesmo se aplica a técnicos. O Wyscout também funciona para divulgar um jogador do cliente, detalhando os dados.

Ao todo, 30 funcionários trabalham na atualização de dados e captação de imagens de atletas pelo mundo.
Fonte:

Ralf revela que nunca teve categoria de base, que agora no Corinthians está aprimorando a parte técnica.

Ralf é considerado pelo técnico Tite como o melhor marcador do futebol brasileiro. Implacável na posição, o jogador dá a proteção necessária para o Corinthians possuir uma das melhores defesas do país. Mas destruir não é o bastante para o volante. De olho em uma vaga na Copa do Mundo de 2014, o jogador admite que precisa melhorar tecnicamente e lamenta por não ter tido tempo de aprimorar a qualidade antes de se tornar profissional.

- Eu nunca tive base. Estou aprimorando depois de velho. Eu sempre peço para fazer finalização ou cabeceio depois dos treinos. Se tivesse base, estaria melhor – afirmou.

Ralf tem uma carreira curiosa. O jogador se profissionalizou aos 19 anos no Taboão da Serra-SP e em seguida teve uma pequena oportunidade de atuar nos juniores do São Paulo no início de 2005. No entanto, sem chance de realizar sequer uma partida, foi levado ao Imperatriz-MA pelo técnico Pedrinho Rocha, filho do ídolo tricolor e da seleção uruguaia Pedro Rocha.

- Minha passagem pelo São Paulo foi muito rápida, só quatro meses. Sinto falta dessa base. É hoje que estou aprimorando. Talvez, se não tivesse passado por todas essas dificuldades, não valorizaria as coisas como valorizo. Preciso melhorar na raça e na vontade – disse.

Para continuar na seleção brasileira, Ralf entende que necessita melhorar no jogo ofensivo. O volante já teve uma evolução no número de passes certos e agora pretende ganhar um poder maior na chegada ao ataque, fundamento que o companheiro Paulinho domina. Aumentar o número de gols é um sonho, mas...

- Minha meta é fazer dois gols por ano. Eu fiz um na Libertadores (contra o Táchira, na Venezuela) e outro contra o Grêmio (pelo segundo turno do Brasileirão). Se surgir mais um, já fica para o ano que vem (risos) – brincou.

Ralf, de 28 anos, tem contrato com o Corinthians até o fim de 2015. Ele está convocado para disputar o segundo jogo do Superclássico das Américas, contra a Argentina, quarta-feira, em Resistência-ARG.  

Em visita a um centro educacional na zona sul da capital paulista, Cássio foi ovacionado pelos alunos

Cinco meses como titular do Corinthians foram suficientes para tornar o goleiro Cássio uma figura bastante famosa na cidade de São Paulo. Em visita a um centro educacional na zona sul da capital, na manhã desta sexta-feira, o jogador foi ovacionado pelos alunos: e não somente pelos alvinegros – são-paulinos e palmeirenses também “brigaram” por um autógrafo de Cássio, que deu uma pequena palestra sobre a importância da educação e respondeu às perguntas dos estudantes.

Ao lado de Maury Lima, preparador de goleiros do Corinthians, o “Frankenstein da Fiel” não se assustou com a euforia dos jovens por um contato com ele. Figura importante na conquista da Taça Libertadores da América deste ano, Cássio se disse acostumado à repercussão gerada pelo clube e assegurou: espera que as coisas continuem assim por muito tempo.

– Sou bem reconhecido. As pessoas vem tirar foto, parabenizam pelo trabalho, vem pedir autógrafo... Estou bem feliz com tudo que está acontecendo. Já me acostumei a lidar, como é aqui no Corinthians, e espero que isso dure muitos e muitos anos. Que eu possa continuar ajudando o clube a chegar a títulos e conquistas – afirmou.

Embora não tenha concluído os estudos (o jogador parou no segundo ano do ensino médio), Cássio exaltou a importância da educação para o crescimento dos adolescentes pessoal e profissionalmente. Aconselhou todos a não desistirem dos respectivos sonhos, já que ele é uma prova de que, “com esforço, é possível chegar aonde quiser”, e parabenizou o colégio pelo trabalho.
– Hoje em dia é difícil. Nas ruas tem muito perigo e coisas que levam ao mau caminho, coisas que não são legais. É bom conhecer um lugar legal como esse, que ajuda as pessoas a serem melhores – elogiou o goleiro. O CEAP (Centro Educacional Assistencial Profissionalizante), instituição que recebeu o corintiano, está estabelecido em São Paulo desde 1985.

O principal assunto abordado pelos estudantes em suas perguntas, obviamente, foi o Timão. Com o microfone em mãos, os alunos lembraram a fatídica defesa do goleiro no jogo de volta das quartas de final da Libertadores, contra o Vasco, quando Cássio encarou o atacante Diego Souza cara a cara, completamente livre de marcação, e livrou a equipe de sofrer o gol no meio do segundo tempo, quando a partida ainda estava empatada em 0 a 0. Depois, Paulinho marcaria o gol da vitória, a dois minutos do fim. A defesa foi eleita pelo próprio arqueiro como a mais importante de sua carreira.

A disputa do Mundial de Clubes, que será realizado no Japão entre 6 e 16 de dezembro, foi outro dos temas bastante lembrados no bate-papo. O nome do Chelsea, da Inglaterra, possível adversário na final da competição, foi repetido à exaustão. Cauteloso, Cássio lembrou que, antes, o Corinthians disputa um jogo eliminatório, contra o vencedor do confronto entre o campeão africano e quem passar do duelo Auckland City, da Nova Zelândia, contra o campeão japonês.

Balancear as rodadas finais do Brasileiro à ansiedade pelo Mundial vem sendo um processo fácil, na opinião do goleiro, que ainda não vê o Timão focando o desafio no Japão. O projeto é voltar as atenções para o torneio internacional quando o Nacional estiver a cinco ou seis rodadas do fim.

– Está tranquilo, por incrível que pareça. Temos jogos no Campeonato Brasileiro, que é traiçoeiro. Hoje em dia não sabemos, vemos times que estavam lá embaixo ganhando dos líderes. É muito disputado. Temos de manter o foco no Brasileirão para chegar aos objetivos. Não vamos relaxar, mas depois temos de dar atenção ao Mundial – analisou.

A principal dificuldade para Cássio do outro lado do mundo será fora de campo: o jogador não é fã de comida japonesa e confia na nutricionista Christine Neves, que viajará ao país em novembro, para não ter de se aventurar com a culinária oriental.

– Eu não como peixe, acho que vai ser a maior dificuldade, com peixes e frutos do mar – afirmou, entre risos.

Jogadores e diretoria evitam falar sobre o Mundial, mas para a Fifa o torneio está a todo vapor.

Com a aproximação da disputa do Mundial de Clubes da FIFA após o sorteio que definiu os primeiros confrontos, o volante Paulinho, destaque do Corinthians na temporada recebeu atenção especial no site da entidade máxima do futebol mundial. Em matéria intitulada "O ano de Paulinho pode ser ainda melhor", na capa do site, é abordada a ascensão do jogador em 2012 e a possível coroação com a conquista do título mundial no final do ano.

Voltando um pouco na história do volante Paulinho, desde o início de carreira, no Audax aos 17 anos, passando pelo futebol lituano, futebol polonês e pela volta ao Audax para a disputa e o título da quarta divisão paulista em 2008:

- Vivi experiências novas, eu muito jovem em uma cultura diferente e um futebol diferente, de mais contato. Tive de me adaptar. Mas em 2008 preferi retornar ao Brasil, tentar dar sequência aqui. Tive de abrir mão da Europa, de dinheiro e tudo, e recomecei do zero, confiando no meu trabalho. Graças a Deus fui feliz - disse ao site da FIFA.

A título chamou a atenção do Bragantino, que contratou Paulinho para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro em 2009. Veio a proposta Corinthiana, que foi prontamente aceita, apesar da forte concorrência na posição, com nomes como Elias e Jucilei, além de seu atual companheiro, Ralf:

- O que pesou mais foi a grandeza do clube, a torcida que sempre impressiona. Queria jogar pelo Corinthians, independentemente de quem estivesse no time - explicou.

Com a saída de seus concorrentes, o jogador assumiu a titularidade absoluta, se tornou um dos principais jogadores da equipe a acabou conquistando o inédito título da Libertadores. A vontade do atleta é de coroar a temporada com o título mundial e seguir tendo sucesso no Timão e na Seleção:

- Claro que é muito difícil assimilar isso. Foi uma ascensão muito rápida, também do ponto de vista individual. Então, tem de aproveitar essa fase boa, claro que sempre contando com a ajuda do grupo, e trabalhando para os companheiros, fazer isso bem para ganhar mais títulos e ficar na Seleção - afirmou.

O zagueiro Wallace teve seu julgamento no STJD adiado nesta sexta-feira e está livre para defender o Corinthians no duelo contra o Sport.

O zagueiro Wallace teve seu julgamento no STJD adiado nesta sexta-feira e está livre para defender o Corinthians no duelo contra o Sport, no domingo, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele seria julgado por ato desleal ou hostil, devido a um pisão no atacante Barcos, do Palmeiras, no duelo entre as duas equipes. 

Entretanto, o advogado do Corinthians, João Zanforlin pediu que o julgamento fosse adiado para que pudesse preparar a defesa do jogador – o tribunal atendeu o pedido. O julgamento deve acontecer na próxima semana, ou mesmo na seguinte. 

Quando for julgado, Wallace pode ser condenado a suspensão de quatro a 12 jogos por agressão física, previsto no arquivo 254-A. O zagueiro não foi expulso na ocasião, mas será julgado com base na análise de imagens da partida.

O jornal chileno La Tercera veiculou o interesse do Corinthians pelo zagueiro José Rojas e pelo atacante Gustavo Lorenzetti.

A derrota da Universidad de Chile para o Santos na decisão da Recopa Sul-Americana não diminuiu a exposição dos jogadores do clube. O jornal chileno La Tercera veiculou nesta quinta-feira o interesse do Corinthians pelo zagueiro José Rojas e pelo atacante Gustavo Lorenzetti.

O jogador de frente, inclusive, estaria também na mira do Cruzeiro, disposto a pagar US$ 3,5 milhões pelo atleta. Segundo a publicação, o olheiro corintiano, Mauro da Silva, observou o atacante na partida contra o Santos, mas o diretor adjunto de futebol do clube alvinegro, Duílio Monteiro Alves, negou qualquer interesse.

“Não tem nada, nem conheço o jogador”, afirmou, depois do treino desta quinta-feira. Já o diretor de futebol do clube, Roberto de Andrade, elogiou o atleta e se mostrou admirado pela qualidade do chileno na bola parada, mas também descartou negociação por Lorenzetti.

O Corinthians já tem quatro estrangeiros em seu elenco: o argentino Martínez, os peruanos Paolo Guerrero e Ramirez e o chinês Zizao. Pelo regulamento nacional, apenas três jogadores de fora do país podem atuar na mesma partida por um clube. Até hoje, Tite nunca teve este problema, já que o atleta da Ásia sequer estreou.

Já em relação ao defensor, o Corinthians já havia tentado a contratação do atleta, mas a Universidad de Chile não aceitou o acordo, o que irritou o defensor.

Para o volante corinthiano Ralf, jogar no Timão e como jogar em qualquer grande clube da Europa.

Titular absoluto do Corinthians, o volante Ralf sabe que a exposição que tem no clube pode atrair o interesse de equipes do exterior. No entanto, com contrato até 2015 no Alvinegro, o meio-campista explica que não tem intenção de sair neste momento e coloca o time alvinegro no mesmo patamar de times internacionais.

“Não sei o que vem pela frente. Penso primeiro sempre em conseguir títulos aqui. O Corinthians é grande e, quando eu sair, vou ser muito grato pelo que passei. É igual aos times da Europa e só saio se for por uma proposta fora do normal. Claro que todo jogador pensa em seleção e Europa, e eu não sou diferente, mas estou concentrado primeiro aqui”, comentou.

Aos 28 anos, Ralf explica que só agora está tendo a oportunidade de corrigir defeitos que carregava desde o início da carreira. Marcador implacável, o atleta alega que a falta de um trabalho mais elaborado nas categorias de base atrapalha sua evolução quando ajuda mais à frente.

“Eu sempre busco melhorar, porque não tive suporte nas categorias de base. O Corinthians me dá a possibilidade de evoluir depois de velho, aprimorando chutes a gol e outros fundamentos”, completou.

O volante começou no Taboão da Serra e, em 2005, chegou ao São Paulo, mas não se firmou no rival. Depois, rodou por Imperatriz-MA, XV de Jaú, Gama e Noroeste, antes de se destacar pelo Barueri e chamar a atenção do Corinthians, que o contratou em 2010.

“Minha passagem pelo São Paulo foi rápida, fiquei só quatro meses e não tive a chance de jogar. Antes, tinha jogado pelo Taboão da Serra. Se tivesse recebido um suporte maior, talvez pudesse apresentar melhor algumas coisas”, concluiu.

Fábio Santos disse que jogar, clássicos e com os times que estão na ponta do brasileiro e mais interesante

O técnico Tite sempre se preocupa em fazer o Corinthians encarar da mesma forma jogos contra equipes que brigam contra o rebaixamento e os que lutam pelo título. No entanto, o lateral esquerdo Fábio Santos admitiu uma motivação menor da equipe nos compromissos diante dos clubes da parte de baixo da classificação do Campeonato Brasileiro.

"Não digo que isso seja algo natural, porque o Tite cobra bastante o time a se manter igual. Mas, sem dúvida, em jogos contra Atlético-MG, Fluminense e clássicos, você entra mais concentrado e motivado. Estamos tentando achar um equilíbrio para isso", afirmou.

Mesmo sem pretensões neste Brasileirão, o Corinthians vem complicando as equipes que almejam o troféu, tirando pontos de Atlético-MG, Fluminense e Grêmio, além de vencer duas vezes o rival Palmeiras, que amarga a luta contra a queda. Por outro lado, o Alvinegro bobeou contra times da zona de rebaixamento, como Figueirense e Atlético-GO.

"Não era para ser diferente, mas nossa equipe realmente tem um rendimento melhor contra equipes de cima. Precisamos ter uma concentração maior contra times de baixo também", acrescentou.

A preocupação de Fábio Santos já deve ser levada a campo neste domingo, quando o Corinthians enfrenta o Sport, que aparece no 17º lugar, dentro da área da degola. O confronto será realizado no estádio do Pacaembu.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Ralf, surpreso por não está na lista de Mano Mesezes

O volante Ralf integra a seleção brasileira nos dois jogos contra a Argentina pelo Superclássico das Américas, mas não foi convocado por Mano Menezes para os amistosos diante de Iraque e Japão. Apesar do critério do treinador de chamar apenas um atleta por clube nacional, o meio-campista lamentou por ter ficado fora (Paulinho é o representante corintiano relacionado).

“Sempre busco meu espaço e tive um pouco de surpresa com isso. Até por estar convocado para o segundo jogo contra a Argentina, eu esperava a oportunidade (nos outros amistosos), mas tenho de pensar agora em seguir trabalhando. Foi um de cada clube e respeitamos também”, afirmou.

Mano manteve sua postura de levar Paulinho para todas as convocações, tirando assim a oportunidade de Ralf. Os dois volantes do Corinthians foram titulares no primeiro confronto do Superclássico.

Nos dias em que trabalhou com a seleção em Goiânia, Ralf não teve a oportunidade de conversar com Mano sobre o que pode fazer para ganhar mais chances. “Não deu nem tempo, foi tudo muito rápido lá, com treino e jogo. Mas respeito a decisão do treinador. E o Paulinho também merece, fiquei feliz por ele.”

Ralf aproveitou para parabenizar o ex-corintiano Leandro Castán, da Roma, que foi uma das novidades na lista divulgada por Mano Menezes nesta quinta-feira. “Ficamos surpresos, mas ele merece por tudo que vem fazendo desde o ano passado. Era um líder aqui e agora está colhendo os frutos dele”, concluiu.

O gerente de futebol do Corinthians, Edu Gaspar de malas prontas para o Japão.

O gerente de futebol do Corinthians, Edu Gaspar, e o supervisor de logística, Saulo Magalhães, embarcarão rumo ao Japão no dia 6 de outubro para "simular" a viagem que a delegação fará no dia 4 de dezembro, antes do Mundial da Fifa. A intenção é saber se a logística vai funcionar, além de aprovar os centros de treinamentos e hotéis que foram indicados pela entidade máxima do futebol.

Pela programação do Corinthians, a viagem se iniciará no dia 4 de dezembro, de São Paulo a Dubai (EAU). A equipe treina em solo árabe no dia 5 e no dia 6 viaja para Tóquio de avião. De lá, parte de trem para Nagoya (JAP), cidade próxima à Toyota (JAP), local da semifinal do dia 12 de dezembro.

Depois do duelo pela semi, o Corinthians viajará também de trem para Yokohama (JAP), palco da decisão e da disputa do terceiro e quarto colocados.

Edu Gaspar afirmou que as instalações, bem como locais de treinos e hospedagem, foram indicados pela Fifa, que tem critérios não revelados para a escolha.

O gerente esteve em Zurique (SUI) na segunda e terça-feiras desta semana para reuniões a respeito do Mundial. Chelsea (ING), Monterrey (MEX) e Auckland City (NZL) também enviaram representantes.

O Timão foi informado de que tem de enviar uma pré-lista com 35 atletas até o dia 26 de outubro. A lista definitiva dos inscritos para o torneio, com 23 nomes, deve ser entregue à Fifa até o dia 26 de novembro.


Como o julgamento do atacante Emerson foi adiado, o Corinthians concedeu uma folga ao camisa 11

Como teve o recurso de seu julgamento adiado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o atacante Emerson ganhou uma folga concedida pelo Corinthians. Desfalque na partida de domingo, contra o Sport, às 16h (de Brasília), o Sheik foi liberado e só voltará aos trabalhos na tarde de segunda-feira.

O atacante já não trabalha nesta quinta e segue longe do clube até domingo. O Corinthians alega que Danilo e Fábio Santos também ganharam folga no fim de semana passado, quando estavam suspensos.

Emerson ainda cumpre gancho imposto pelo STJD, em razão da expulsão contra o Atlético-MG. O atleta foi punido por seis jogos e tinha a esperança de ter o recurso analisado nesta sexta, mas não foi incluído na agenda do Tribunal.

Desta forma, o peruano José Paolo Guerrero está garantido no time diante do Sport, assim como Tite já planejava. O descanso dado a Emerson serve também para preservá-lo para a reta final do Campeonato Brasileiro, quando o comandante colocará força máxima, na intenção de embalar para o Mundial de Clubes.

Sem Chicão e podem perder o zagueiro Wallace por punição no STJD, Tite pode promover a estréia de Anderson Polga.


O técnico Tite esboçou a equipe titular do Corinthians que deve ser mandada a campo no domingo, contra o Sport, pelo Campeonato Brasileiro. A formação inicial não teve surpresas, apenas com os retornos de Danilo e Fábio Santos, que cumpriram suspensão automática na rodada passada. Porém, na segunda parte da movimentação, o comandante observou a equipe com a entrada de Anderson Polga.

O zagueiro ainda não estreou pelo Timão e fica de sobreaviso para o fim de semana, já que Wallace corre risco de ser suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, por conta de um pisão em Barcos no clássico contra o Palmeiras.

Se escapar do gancho, Wallace segue no time. Mas, em caso de punição, o atleta abrirá espaço para a estreia de Anderson Polga, contratado apenas até o fim do ano. O dono absoluto do posto, Chicão, ainda se recupera de cirurgia de hérnia inguinal.

Desta forma, o Corinthians treinou com Cássio; Alessandro, Wallace (Anderson Polga), Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas e Danilo; Romarinho e Guerrero.

Jorge Henrique foi mantido entre os reservas, assim como o argentino Martínez. Já Emerson Sheik acabou liberado para uma folga até segunda-feira, por estar suspenso pelo STJD.

Vivendo drama familiar, o goleiro Júlio César recebe total apoio da diretoria.

O goleiro Julio Cesar tem dividido seus dias entre treinos no CT Joaquim Grava e plantões no hospital para acompanhar sua esposa, que teve complicações na gravidez, mais o Corinthians garante total apoio ao jogador que, há cerca de 20 dias, vive a rotina pesada e sofrida.

- Estamos sempre em contato com os atletas, conversando, não só do trabalho, mas da vida particular também. Temos a preocupação com o problema dele e ele tem nosso apoio. Se precisar de ajuda, vamos dar - garantiu o diretor de futebol alvinegro, Duílio Monteiro Alves.

No dia a dia do Timão, Julio tem procurado se descontrair e não poupa disposição para recuperar a posição perdida para Cássio, antes das oitavas de final da Libertadores. Mesmo que não tenha faltado a treinos ou jogos (ele ficou no banco no empate por 2 a 2 com o Botafogo, no Rio de Janeiro, no último domingo), é possível notar um semblante chateado e preocupado em algumas horas. O camisa 1 é conhecido por ser um dos mais brincalhões e queridos jogadores do grupo corintiano.

- O Julio é um cara nota mil, incrível, correto, trabalhador sério, profissional, é muito querido por todos. Está normal no dia a dia mesmo com este problema - ressaltou Duílio.

O goleiro revelou em evento na noite da última terça-feira que chegou a ser ameaçado após falhar diante da Ponte Preta, na derrota por 3 a 2 no Pacaembu, que eliminou o Timão nas quartas de final do Paulistão deste ano. 

Desde que foi para a reserva, tem recebido sondagens de diversos clubes, mas nem ele nem o Corinthians desejam uma negociação.

- Sempre existe procura de outros clubes, mas ele está feliz no Corinthians e nós estamos felizes com ele. Ele está trabalhando para ganhar a posição novamente - concluiu o diretor alvinegro.

Paolo Guerrero está diante de sua grande oportunidade no Corinthians.

O atacante Paolo Guerrero está diante de sua grande oportunidade no Corinthians. Contratado para ser a referência no sistema ofensivo alvinegro, o jogador foi atrapalhado por lesões e demorou a fazer seu primeiro gol, mas não teve sua confiança abalada em suprir a carência de um jogador de área.

“Trabalho para ser titular e vim para cá porque o time precisava de um pivô. Agora, vou esperar para ver o que o treinador preferir. Mas sempre joguei como um número nove e, por isso, foram me buscar”, ponderou.

O último atacante de área titular absoluto do Corinthians foi Liedson, que acabou perdendo o posto no decorrer da Libertadores e preferiu deixar o clube. Desde então, Tite se preocupava por ter de jogar sem um centroavante, obrigando Emerson Sheik, por exemplo, a mudar um pouco suas características.

A chegada de Guerrero deu ao treinador a opção que esperava para armar o time. Desta forma, apesar de o Corinthians não ter qualquer pretensão no Brasileirão, o campeonato é encarado com bastante importância pelo peruano, que vê a chance de se firmar na competição, antes do Mundial de Clubes.

“Para um atacante, é sempre importante marcar o gol e vou tratar de fazer isso nos próximos jogos, para ajudar o time a conseguir os três pontos”, explicou.

Guerrero chegou ao Corinthians em julho e não conseguiu uma série de partidas, atrapalhado pelas lesões e também pelas convocações para a seleção peruana, que disputa as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014.

“Demorei muito para fazer meu primeiro gol, mas trato de me adaptar muito bem ao time, conhecendo os companheiros. Não é fácil chegar a outro País, isso leva um tempo. O fator mais importante que tem de fazer é jogar bem”, acrescentou.

Depois de ter balançado as redes pela primeira vez pelo Timão contra o Botafogo, o atacante será titular nas partidas contra Sport e Náutico. Porém, em seguida, tem grandes chances de ser convocado pelo Peru, desfalcando a equipe de Tite diante de Flamengo, Portuguesa e Cruzeiro.

Os alvinegros Ramírez e Guerrero foram convocados para dois amistosos da seleção peruana.

Na última quarta-feira, a seleção peruana divulgou a lista de convocados para dois jogos das eliminarórias da Copa do Mundo de 2014. Os alvinegros Ramírez e Guerrero foram chamados pelo técnico peruano Sergio Markarián.

O meia Ramírez tem 33 jogos pelo Peru, tendo marcado cinco gols. Já o atacante Guerrero atuou 41 vezes com a camisa do país e marcou 19 gols. Pela seleção, o jogador foi artilheiro da Copa América de 2011, quando marcou cinco vezes.

A seleção peruana enfrentará a Bolívia e o Paraguai nos dias 12 e 16 de outubro, respectivamente. 

Com estas duas convocações, sete corinthianos foram convocados pelas seleções de seus países nesta última semana. Cássio, Fábio Santos, Ralf e Paulinho defenderam o Brasil no Superclássico das Américas contra a Argentina. Do outro lado, Martínez vestiu as cores argentinas. Agora, Ramírez e Guerrero foram convocados para a seleção peruana.

Mande seu recado para os peruanos Guerrero e Ramírez.

A construção do estádio do Corinthians fechou o mês de setembro com 52% da obra construída.

A construção do estádio do Corinthians fechou o mês de setembro com 52% da obra construída. O setor leste já tem os degraus das arquibancadas inferior e superior assentados e os trabalhos de assentamento nas arquibancadas do setor oeste, sul e norte também caminham para o seu final.

Um dos principais marcos do mês de setembro foi o fim da fabricação de pilares e vigas dos quatro prédios que compõem o estádio. Foram mais de 16 mil peças, que já estão, em sua maioria, assentadas. Dois dos túneis que servirão de saídas de emergência já estão praticamente concluídos, assim como a galeria subterrânea de serviço, agora em fase de acabamento.

Segundo a Odebrecht Infraestrutura, responsável pela obra, em breve o guindaste de 1.500 toneladas de capacidade e torre de 114m começará a operar. O maior guindaste sobre esteiras em operação no Brasil, colocará as estruturas metálicas da cobertura da arena.

Serviços de acabamento também já estão em andamento em vários pontos da obra. Nos banheiros e espaços reservados para lojas e lanchonetes. Alguns técnicos e operários concentram-se nos trabalhos de instalação das estruturas de aço que vão suportar a fachada de vidro do prédio principal, o oeste. A fachada, que terá 220m de comprimento por 25m de largura. Com quase 2.200 trabalhadores divididos em três turnos, a obra deverá ser concluída em dezembro de 2013. 

O Governo do Estado de São Paulo não quer mais arcar com os custos das arquibancadas móveis do estádio do Corinthians

O Governo do Estado de São Paulo não quer mais arcar com os custos das arquibancadas móveis do estádio do Corinthians, mas já tem uma solução para o impasse: buscar parceiros privados para a obra. Os governantes estão com ‘medo’ de que a opinião pública, reprove o investimento e por isso desistiu de bancar sozinho a estrutura por motivos eleitorais. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.

Com a arquibancada móvel, a capacidade do Itaquerão sobe de 48 para 68 mil pessoas. Assim, o estádio seria capaz de receber a abertura da Copa do Mundo de 2014. O problema é que a estrutura custa cerca de R$ 70 milhões. A saída é buscar instituições privadas que, em troca, poderiam fazer publicidade em espaços públicos, como metrôs, estações de trem e rodovias estaduais – a Fifa só permite publicidade nos estádios para parceiros oficiais da Copa.
Veja as novas fotos da Arena Corinthians
Em comunicado oficial, o Corinthians garante que o Governo manterá acordo firmado com o clube de bancar a estrutura móvel e não se colocou contra a uma possível parceira. “O Corinthians estará empenhado em apoiar a iniciativa, colaborando para fazer do empreendimento uma oportunidade atraente de exposição de marcas”, disse o clube.

A Ambev teria sido uma das empresas interessadas em participar do projeto. As arquibancadas móveis ficarão atrás dos gols e serão retiradas após a Copa do Mundo porque o Corinthians não pretende arcar com os custos da manutenção do local. O custo de R$ 70 milhões não está incluso no orçamento da arena (R$ 870 mi).

O Corinthians confirmou, a contratação do Lenísio para o cargo de supervisor técnico da equipe de Futsal.

Um dia após anunciar Miltinho como seu novo treinador, o Corinthians confirmou, na manhã desta quinta-feira, a contratação do Lenísio para o cargo de supervisor técnico da equipe principal de futsal. O ex-jogador chega para compor a nova comissão técnica alvinegra, após a demissão de PC Oliveira.

Assim como o novo técnico Miltinho, Lenísio assinou contrato com o clube até o final de 2013. Após encerrar a carreira de jogador no último mês de abril, o ex-atleta integrou a comissão técnica do Petrópolis, seu último clube, entre maio e agosto. 

“É uma grande oportunidade que abraço com muita garra. Trabalharei com pessoas que conheço, como o Miltinho e alguns jogadores, e isso é um ponto muito favorável. Espero que haja uma troca muito boa de conhecimento e experiência com os atletas. Tenho muito a passar e a aprender também. É um desafio que encaro com entusiasmo e otimismo”, disse .

Como jogador, Lenísio possui cinco títulos da Liga Futsal (1999, 2002 l, 2007, 2008 e 2009), um da Taça Brasil (2008), um da Super Liga (2010), dois Sul-Americanos (2008 e 2010) e dois Mundiais de Clubes (1998 e 2001). Pela seleção brasileira, conquistou o Pan-Americano (2007) e o Mundial (2008).

Em seu currículo, também acumula muitos prêmios individuais. Foi artilheiro da Liga Futsal em cinco edições (1997, 2000, 2001, 2002 e 2009) e da Liga Espanhola em outras duas oportunidades (2003 e 2005). Foi eleito três vezes o melhor jogador da Liga Futsal e outras três da Liga Espanhola.

STJD não aceita recurso do Corinthians e o atacante Emerson Sheik, continua fora das próximas partidas.

Emerson Sheik está fora da partida do Corinthians contra o Sport. Nesta quinta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) divulgou a pauta do julgamento desta sexta-sexta sem mencionar o recurso alvinegro, que era previsto para ser analisado na sessão. Assim, o atacante não terá condições de jogo.

O jogador foi expulso na partida do Corinthians contra o Atlético-MG, em jogo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, e acabou suspenso pelo tribunal por seis partidas. O departamento jurídico do clube entrou com pedido de efeito suspensivo, no entanto, pediu sua revogação.

Desde o anúncio da pena, às vésperas do clássico contra o Palmeiras, Emerson já cumpriu três dos seis jogos de suspensão e completará o quarto diante do Sport, no próximo domingo, às 16h, no Estádio do Pacaembu, pela 27ª rodada do Brasileiro.

A expectativa do Corinthians é de que o recurso entre na pauta do STJD na próxima sessão do Pleno, no próximo dia 4 de outubro. Caso isso se confirme, e o tribunal diminua a punição do atacante, Emerson poderia ser reforço na partida contra o Náutico, em Pernambuco, já no dia 6.

Outra possibilidade seria de um recurso alvinegro só ser julgado na sessão do dia 10 de outubro, no mesmo dia em que o Corinthians enfrenta o Flamengo, no Pacaembu. Em caso da manutenção da suspensão, o atacante só voltaria à equipe no jogo contra a Portuguesa, em 13 de outubro.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Zizao irá fazer parte da pré lista de convocados para o Mundial de clubes.

O técnico Tite tem um mês para definir a pré-lista de jogadores inscritos pelo Corinthians para o Mundial de Clubes. Porém, o treinador não terá o problema de cortar um ou outro atleta, já que a primeira relação será composta por 35 jogadores, de acordo com a informação recebida pelo diretor adjunto de futebol do clube, Duílio Monteiro Alves.

Ou seja, o comandante poderá colocar o elenco profissional inteiro na pré-lista, já que o grupo que trabalha no CT Joaquim Grava é composto por 32 atletas, incluindo garotos pouco utilizados e até o chinês Zizao. Tite deve ter de recorrer às categorias de base para preencher as últimas vagas que faltarem até dia 26 de outubro, que é o prazo limite para o envio dos nomes provisórios.

A ordem de estabelecer a lista preliminar partiu da Fifa, durante a reunião realizada em Zurique, na Suíça, entre segunda e terça-feira. O gerente Edu Gaspar representou o clube alvinegro no encontro e repassou as informações aos dirigentes que permaneceram no Brasil.

Já a relação definitiva de inscritos será entregue no dia 26 de novembro, com apenas 23 profissionais. Todos os nomes escolhidos para o registro final sairão da pré-lista. Desta forma, Tite terá somente o trabalho de cortar 12 jogadores, principalmente os menos utilizados, como Zizao, Antônio Carlos e o goleiro Matheus.

A última contratação do clube para o Mundial é o zagueiro Anderson Polga, que ainda não estreou, mas tem presença certa na inscrição final. Não há mais possibilidade de contratação para o torneio no Japão.